A Anvisa suspendeu a comercialização de duas marcas de azeite por riscos à saúde e ausência de registro sanitário.
Marcas irregulares
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, a comercialização, distribuição e fabricação dos azeites das marcas Alonso e Quinta D’Oliveira. A decisão saiu após uma denúncia feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e foi publicada no Diário Oficial da União.
De acordo com a Anvisa, os produtos apresentam diversas irregularidades: não têm origem conhecida, não possuem licença sanitária nem registro no Ministério da Saúde. Além disso, as embalagens contêm erros de rotulagem e as instalações das empresas fiscalizadas estavam em condições sanitárias inadequadas.
A proibição se baseia em uma fiscalização realizada pelo Mapa em outubro de 2024, quando as marcas já haviam sido notificadas por não atenderem aos padrões de qualidade exigidos pela legislação. Na época, o ministério determinou a apreensão de lotes e impediu a venda dos produtos.
A Anvisa reforça que consumidores devem sempre verificar a procedência e o registro dos produtos antes da compra, especialmente no caso de alimentos.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.