Recordista do Guinness Book por conta de sua altura, Igor Vovkovinskiy faleceu em Minnesota (EUA) por conta de uma parada cardíaca aos 38 anos. Oriundo da Ucrânia, se mudou para os Estados Unidos aos 7 anos e era, desde 2010, o homem mais alto da América, com 2,35m de extensão.
Sua mudança para o país americano se deu para tratar um tumor, que pressionava sua glândula pituitária, responsável pelo seu crescimento acima do comum. Apesar do tratamento, o “pequeno” Igor continuou a crescer, até alcançar o recorde, que era, até então, de George Bell, de 2,34m.
Concursos em Goiás disponibilizam mais de 800 vagas
Em 2009, antes de se tornar mundialmente conhecido por conta do Guinness, Igor Vovkovisnkiy chamou atenção em comício de Barack Obama. Com uma camiseta escrita “O maior apoiante de Obama do mundo” e sobressaindo na multidão, trocou um aperto de mão com o então presidente democrata.
O estado de saúde do recordista havia piorado nos últimos anos, comprometendo sua locomoção. Igor também tinha diabetes. Como relatado por sua mãe, ele reencontrou parentes que não via há tempo antes de falecer. O gigante foi enterrado no sábado, dia 20,
Recordista mundial
Segundo o Guinness, o título de homem mais alto do mundo é atualmente do turco Sultan Kösen, com 2,51 metros. Durante a história moderna, quem alcançou a maior altura relatada foi o estadunidense Robert Wadlow, que também sofria de produção anormal de hormônios de crescimento, com 2,72m.