O setor de turismo, aos poucos, vai voltando a mostrar sua força em Goiás, e em todo o Brasil. No mês de julho deste ano, em comparativo com o mesmo período de 2020, o volume de atividades turísticas no estado cresceu 115,5%. Os dados são decorrentes de pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo coletados em setembro.
Diagnóstico precoce é fundamental na luta contra o câncer de mama
De acordo com o Observatório da Goiás Turismo, a população vai ganhando mais confiança em viajar conforme a vacinação ampla contra a Covid-19 avança. O estado se aproxima dos 40% de pessoas completamente imunizadas, que tomaram as duas (ou três) doses dos imunizantes.
Panorama
Em todas unidades da federação em que o indicador é investigado (12, no total), os serviços turísticos mostraram expansão. No entanto, o setor ainda não se equipara com o que era em período anterior a pandemia.
Em Goiás, a expansão das atividades relacionadas ao turismo apresentou retração de 1,9% em comparativo com 2020, embora tenha crescido mais de 130% (131,5) no que se refere à Receita Nominal proveniente das atividades turísticas. A média nacional de expansão foi de 96,5%.
Retomada gradual
Segundo o Ministério do Turismo, os voos domésticos já recuperaram 80% dos níveis de passageiros que haviam antes da pandemia. Enquanto, os voos internacionais tiveram movimentação para o exterior de apenas 30%. O órgão espera atingir um patamar de 12 milhões de visitantes internacionais, que seria o dobro do recorde já registrado em 2018, com 6,62 milhões. Nos dois anos anteriores, os dados mostram que os números se aproximaram disso. Em 2019, se esperava bater os 7 milhões.