Uma data muito especial. Assim é a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada tradicionalmente e com muito entusiasmo pela APAE de Anápolis. Esse ano, o evento será diferenciado, em razão da pandemia do coronavírus. As atividades serão on line, atrás das redes sociais da instituição- Facebook e Instagram.
O “Protagonismo Empodera e Concretiza a Inclusão Social” é tema da Semana da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2020. O tema escolhido tem o propósito de fomentar o debate e ações estratégicas voltadas a destacar a visibilidade e o papel da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na sociedade e sua efetiva inclusão social.
Todos os anos, a APAE Anápolis participa e contribui para a semana, realizando ações voltadas tanto para o público interno, quanto externo. Neste ano, o debate será ainda maior, já que será realizado online e, dessa forma, qualquer pessoa poderá ter acesso à programação.
A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência é celebrado por todas as APAEs do Brasil, geralmente, entre os dias 21 a 28 de agosto. Em Anápolis, a programação vai acontecer no período de 23 a 31 de agosto.
A ideia é envolver e incentivar o governo, a sociedade e toda a rede apaeana para uma reflexão conjunta sobre o assunto. O espaço online propõe o diálogo e a participação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, suas famílias, profissionais e gestores, de modo a contribuir ativamente para debates e para a construção de políticas públicas que visem à autonomia e à inclusão social das pessoas com deficiência.
Entre os assuntos tratados na programação, estão: empoderamento da pessoa com deficiência por meio do seu local de fala; a família como protagonista no processo de inclusão; a conquista da autonomia por meio das artes; a educação como meio para o desenvolvimento humano em igualdades e oportunidades; inclusão no trabalho, vida produtiva e comunitária.

Presidente da APAE Anápolis
Bons frutos
O presidente da APAE Anápolis, jornalista Vander Lúcio Barbosa, ressalta que a APAE Anápolis tem muito a comemorar, pelos frutos que há anos são colhidos em razão do trabalho sério e dedicado dos profissionais que atuaram e atuam da instituição ao longo de mais de meia década de história, trabalho esse que se reflete de forma positiva para a qualidade de vida das pessoas com deficiência e as suas famílias. Conforme diz, a APAE Anápolis tem um legado imensurável de contribuição na área educacional, educacional e de saúde. E tudo isso teve como embrião a Escola Maria Montessori.
“É um momento ímpar para mim, como presidente, poder comemorar esta data com toda comunidade anapolina, que reconhece e valoriza as nossas ações e, especial, com a comunidade apaeana, que faz tudo isso acontecer com os nossos alunos, professores, coordenadores, profissionais ligados ao atendimento à saúde, enfim, todos, indistintamente, parte dessa família do bem”, ressalta Vander Lúcio.

Pratas da casa
A gestora da Escola Maria Montessori, Nelma Maria Granja pontua que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, este ano, será mesmo diferente de todas as outras. Mas, a expectativa é a mesma, ou seja, de que haja interação com a programação que foi cuidadosamente preparada para o evento, valorizando pessoas de Anápolis (pratas da casa) que estarão enriquecendo a programação com as suas bagagens e participações em palestras, videoaulas, minicursos e outras atividades.
Segundo observa, a Semana traz dois pontos fundamentais nas ações que cercam o trabalho da pessoa com deficiência: o protagonismo e a inclusão. O convite à reflexão está feito. Todos podem participar.
Acompanhe o evento pelas redes sociais:
Instagram: @apaeanapolis
Facebook: @ APAE Anápolis
(Com informações da Assessoria da APAE Anápolis)
Confira a programação da Semana Nacional da APAE Anápolis






O instagram da cidade da Apae Anápolis é o
https://www.instagram.com/apaeaps/?hl=pt-br