Finalistas nas categorias especiais serão anunciados na noite deste sábado, 22 de outubro, durante o Festival Internacional de Inovação Social (Fiis)
O Prêmio Melhores ONGs acaba de anunciar as 100 organizações brasileiras do terceiro setor vencedoras em 2022 e a APAE Anápolis é uma delas. Na lista, que já está disponível no site www.premiomelhores.org, é possível conhecer o nome das organizações reconhecidas por suas boas práticas em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.
O Prêmio Melhores ONGs é realizado pelo Institutos “O Mundo que Queremos”, “Doar” e pelo “Ambev VOA”, com apoio de pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), do Instituto Humanize e da Fundação Toyota do Brasil.
Os destaques nas categorias especiais serão conhecidos durante a cerimônia oficial de premiação, que este ano volta a ser presencial e já está marcada para o dia 25 de novembro, no Unibes Cultural, em São Paulo. Além das 100 melhores, serão premiadas as melhores ONGs por estado, causa, as dez melhores de pequeno porte e a melhor entre elas.
“A lista das 100 Melhores ONGs é uma homenagem às organizações que conseguiram atingir o grau mais alto de gestão e eficiência para ajudar a sociedade em suas causas. Elas são feitas de pessoas que tiveram a determinação e a liberdade para atuar em prol de uma causa justa”, afirma Alexandre Mansur, diretor de projetos do O Mundo Que Queremos. Ele ressalta que, essas organizações, com sua diversidade de áreas de atuação, mostram o papel fundamental que os cidadãos têm numa democracia para se reunir e atuar para melhorar a sociedade e o meio ambiente.




Com 10 mil atendimentos por mês, a APAE Anápolis se destaca nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, além de ser reconhecida pelo prêmio como uma instituição transparente e eficiente em gestão
Finalistas serão anunciadas no Fiis
Este ano, o Prêmio Melhores ONGs também vai participar do Fiis – Festival Internacional de Inovação Social, que acontece no dia 22 de outubro, às 10h30, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Durante o evento, a iniciativa Prêmio Melhores ONG reuniu outras para uma conversa sobre o que está sendo feito para estimular as doações no Brasil.
Na ocasião, serão anunciadas as finalistas das categorias especiais. Também será lançada, oficialmente, a tradicional plataforma para ajudar as 100 organizações que foram destaque a captar doações. A ferramenta possibilita que qualquer pessoa doe online diretamente para qualquer uma das 100 ONGs vencedoras.
“Se as pessoas não doavam porque não sabiam para quem doar, agora não tem mais desculpa”, afirma Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar, um dos organizadores do Prêmio. “Estamos felizes de poder voltar ao presencial e celebrar juntos”, completa.
APAE recebe o prêmio pelo 6° ano seguido

Desde 2017, o Prêmio Melhores ONGs reconhece o trabalho fundamental prestado pelas instituições não-governamentais no Brasil e também funciona como um farol para orientar doações. Além disso, incentiva boas práticas, contribuindo também para a melhoria na gestão de todas as participantes, incluindo as que não são premiadas, que também recebem um feedback detalhado da avaliação.
A notícia de que a instituição foi reconhecida pela 6ª vez consecutiva como uma das 100 melhores ONGs do país, foi recebida com muita alegria. Já na sexta-feira os colaboradores da instituição foram informados da conquista. “Trabalhar com excelência e transparência já é uma rotina na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Anápolis e conquistar esse prêmio ano a ano tem sido muito motivador para todos nós, declarou Vander Lúcio Barbosa, presidente da instituição.
Vander Lúcio conta que o título só é conferido depois da avaliação de quase 60 critérios de eficiência em gestão e transparência administrativa. O Prêmio, realizado desde 2017, tem uma disputa acirrada. O país tem cerca de 50 mil Organizações Não-Governamentais. Dessas, mais de 1 mil participaram da avaliação e a APAE de Anápolis revelou-se mais uma vez um destaque. “São 53 anos de trabalho envolvendo toda a equipe de colaboradores, diretoria, conselheiros, voluntários, doadores em prol dos nossos assistidos e suas famílias, o objetivo maior de todo esse esforço”, completou o presidente.