Documento com solicitações foi entregue ao governador Ronaldo Caiado durante Fórum do Terceiro Setor, no Palácio das Esmeraldas
O presidente da APAE ANÁPOLIS, Vander Lúcio Barbosa, entregou ao governador Ronaldo Caiado um documento com solicitações de custeio de parte das atividades realizadas pela instituição na área da saúde. A entrega foi durante o Fórum do Terceiro Setor, no Palácio das Esmeraldas, esta semana.
O governador e a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, receberam mais de 100 entidades.
Cinco sinais do corpo que podem indicar presença de câncer
O objetivo do encontro foi apresentar demandas do grupo ao chefe do Executivo e foi de iniciativa dos deputados estaduais Thiago Albernaz (MDB) e Jefferson Rodrigues (Republicanos), além do Fórum do Terceiro Setor e Federação das ONGs (Fogo).
Apae Anápolis
Durante o uso da palavra, Vander Lúcio apresentou uma radiografia das entidades filantrópicas das quais faz parte a APAE ANÁPOLIS, prestadoras de serviços de saúde pelo SUS, que recebem repasses do Governo Federal com base numa tabela cujos valores estão congelados há 20 anos e que, há muito tempo, não representa mais a realidade dos custos dos procedimentos.
Segundo o presidente, para complementar o orçamento, a instituição depende de doações de pessoas, empresas e emendas parlamentares de deputados e senadores comprometidos com a causa.
“Uma rotina difícil, desgastante e de muita insegurança que, sem dúvida, é um desestímulo à evolução em direção à qualidade, a inovação e ao acolhimento de todos os que necessitam desses serviços, em especial, o serviço de triagem de referência neonatal”, declarou o presidente da APAE.

Vander citou a Constituição, que diz ser a Saúde um direito de todos, que deve ser oferecido pelos três entes da federação: municipal, estadual e federal. Segundo ele, atualmente, apenas o Governo Federal arca, e parcialmente, com o custeio dessas atividades. Ele cobrou que municípios e estados façam a sua parte também.
Nesse contexto, entregou ao governador um documento com propostas para que assuma custos totais e parciais de procedimentos feitos pelo Centro de Tratamento e Reabilitação da APAE ANÁPOLIS, atualmente um dos mais capacitados do Centro-Oeste.
“Só fazendo valer essa parceria prevista pela Carta Magna vamos seguir até a tão sonhada autonomia financeira do Terceiro Setor”, pontuou.