O Procedimento de Integridade e Conformidade do Programa GraduAção reduziu de 108 para apenas 10 o número de estudantes aptos ao benefício em Anápolis. A divulgação foi feita em edição suplementar do Diário Oficial do Município na sexta-feira (22). O número representa menos de 10% dos alunos atendidos antes da suspensão do programa.
Além dos 10 estudantes confirmados, outros três tiveram a documentação validada, mas não atendem aos requisitos legais para futuras renovações. A Prefeitura esclareceu que não houve irregularidade nesses casos. Os demais alunos receberão comunicação individual por e-mail e poderão apresentar recurso com documentação complementar. O resultado final está previsto para 2 de setembro.
Suspensão programa
O programa foi suspenso no início do ano pela gestão do prefeito Márcio Corrêa (PL). Ele apontou falhas no controle, indícios de fraude e um passivo de aproximadamente dois anos sem repasses às instituições de ensino. Apenas com uma das faculdades conveniadas, a dívida chega a R$ 12 milhões. Durante audiência pública em 18 de agosto, Corrêa afirmou que pode negociar a continuidade apenas para os 16 estudantes presentes, mas reforçou que o município não deve custear ensino superior. Segundo ele, a responsabilidade pelo ensino superior é do governo federal.
O Ministério Público de Goiás acompanha o caso para garantir bolsas aos alunos sem condições financeiras e investigar possíveis irregularidades. Até o momento, o promotor Paulo Martorini afirmou não existir indícios de crimes cometidos pela Prefeitura.
Criado em 2019, o GraduAção atendeu 108 estudantes de instituições privadas. Desde a suspensão, muitos relataram dificuldades para manter a matrícula devido à falta de repasses da Prefeitura.
Alunos aptos
- Laryssa Vitoria Gomes Dutra
- Isadora de Assis Moraes Souza
- Gabriella Moraes Alves
- Letícia Matos Alves Freires
- Matheus Hernandes Vieira Vaz
- Hávylla Victória de Oliveira Queiroz
- Luana Araujo Caetano
- Larissa Gomes dos Santos
- Lorrayne Leite Dias
- Danielle Sousa Rodrigues
Não aptos
- Maria Eduarda Queiroz Sena Leão
- Nicolly Cristina Gomes da Silva
- Laisa Camille Ferreira Chagas