Pode-se afirmar que autoestima é algo presente entre os homens brasileiros. Em pesquisa realizada pelo Instituto Ideia, e encomendada pela GQ Brasil, aponta que apenas 3% do gênero se consideram feios. Do outro lado da balança, quase metade se consideram bonitos (47%), enquanto 44% se veem “na média” e outros 6% preferiram não responder.
Google Tradutor adiciona guarani e outras línguas à plataforma
Outras respostas da pesquisa “O Que Pensa o Homem Brasileiro” também chamaram a atenção. Os dados apontam que 28% dos homens se acham mais inteligentes que a média, contra 7% que se veem inferiores no quesito. A grande maioria (65%) se enxerga na média quando o quesito é inteligência.
Questionados sobre o homem brasileiro que mais admiram, 7% dos entrevistados responderam “eu mesmo”. Com relação a saúde mental: 16% dizem fazer terapia, enquanto 65% não teriam problema em realizar sessões. Retornando à aparência, apenas 13% já realizaram ou topariam fazer uma cirurgia plástica e 9% aceitariam ou já aplicaram botox.
A pesquisa
O levantamento “O Que Pensa o Homem Brasileiro” ouviu 663 pessoas, via aplicativo, entre os dias 5 e 11 de abril deste ano. Foram ouvidos homens com 18 anos ou mais, residentes em todo o território nacional. As amostras utilizadas seguiram critério do Censo de 2010 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2021.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada para o total da amostra é de aproximadamente 2.85 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. Devido ao arredondamento, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%. Todos os questionários foram checados para verificação de inconsistências.