Marca chegou a perder seguidores no auge da polêmica, mas reação nas redes foi rapidamente revertida
A Havaianas registrou um crescimento recorde no número de seguidores no Instagram após se tornar alvo de críticas e de uma campanha de boicote motivada por seu novo comercial estrelado pela atriz Fernanda Torres, de 60 anos. Apesar da mobilização contrária nas redes sociais, o perfil da marca ultrapassou a marca de 4,3 milhões de seguidores nesta terça-feira (23).
A polêmica teve início no último domingo (21), quando políticos e apoiadores da direita passaram a criticar a campanha publicitária, alegando um suposto viés político. No mesmo dia, de acordo com dados da plataforma InsTrack, especializada em monitoramento de redes sociais, a Havaianas chegou a perder 4.606 seguidores, no pico das críticas.
A queda, no entanto, durou pouco. Em menos de 48 horas, o movimento se inverteu de forma significativa. Até as 22h de segunda-feira (22), a marca acumulava um saldo positivo de 152.359 novos seguidores. Dados semelhantes foram apontados pelo site Social Blade, que registrou uma perda de 3.416 seguidores no domingo, seguida por um ganho de cerca de 154 mil novos seguidores na segunda-feira.
Com isso, a Havaianas saiu de aproximadamente 4 milhões de seguidores no sábado (20) para 4,3 milhões no início da semana, consolidando um dos maiores crescimentos recentes do perfil da marca na plataforma.
Apesar do desempenho positivo nas redes sociais, o impacto no mercado financeiro foi negativo. A Alpargatas, empresa responsável pela marca Havaianas, registrou queda de 2,4% em suas ações na bolsa de valores nesta segunda-feira (22). Os papéis passaram a ser negociados a R$ 11,44, o que resultou em uma perda estimada de R$ 152 milhões em valor de mercado, segundo a consultoria Elos Ayta.
No comercial que motivou a reação, Fernanda Torres incentiva o público a não esperar pela sorte no início do ano. “O que eu desejo é que você comece o ano novo com os dois pés. Os dois pés na porta, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser”, afirma a atriz no vídeo.
Desde a divulgação da propaganda, apoiadores da direita passaram a defender o boicote à marca nas redes sociais. Até o momento, nem a Havaianas nem Fernanda Torres se manifestaram oficialmente sobre a polêmica.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




