O Programa Voa Brasil, uma iniciativa do governo federal, tem transformado a experiência de viagem para aposentados brasileiros. Nos últimos quatro meses, cerca de vinte mil aposentados do INSS aproveitaram a chance de explorar o Brasil adquirindo passagens aéreas por até R$ 200 por trecho. Este programa foi idealizado para otimizar o uso de assentos vazios em voos nacionais, promovendo uma maior acessibilidade ao transporte aéreo para essa faixa da população.
Os destinos escolhidos pelos participantes abrangem 77 cidades, com destaque para capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Brasília, Salvador, João Pessoa, Natal, Maceió e Belo Horizonte, que correspondem a quase 80% das passagens emitidas. As regiões Sudeste e Nordeste são as mais populares, representando 44% e 40% das viagens, respectivamente. O Centro-Oeste, Sul e Norte também foram destinos, com 8%, 5% e 3% das passagens, respectivamente.
O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, destacou que o Voa Brasil está alcançando seu objetivo de incluir mais brasileiros no transporte aéreo, especialmente aqueles que não voavam há pelo menos um ano. Os aposentados têm preenchido assentos que estariam ociosos, maximizando o uso das aeronaves.
Para garantir a segurança das transações, as passagens devem ser adquiridas exclusivamente via o site oficial gov.br/voabrasil, assegurando a proteção dos dados pessoais dos usuários. O ministério recomenda cautela em relação a links não verificados.
Estudantes no radar
A partir de 2025, o Voa Brasil será ampliado para incluir estudantes de baixa renda, promovendo uma maior inclusão social. Esta expansão visa democratizar ainda mais o acesso ao transporte aéreo, oferecendo novas oportunidades de viagem e enriquecimento cultural para diferentes segmentos da população brasileira. (Por Vander Lúcio Barbosa – @vanderlucio.jornalista)
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.
Leia também: Márcio Corrêa: O desafio de liderar entre bajuladores