“Não estamos inventando a roda”. A afirmação é do prefeito Márcio Corrêa e foi feita durante o lançamento de um aplicativo que, segundo ele, coloca Anápolis na vanguarda das tecnologias digitais voltadas para o atendimento de demandas da população.
Na manhã desta sexta-feira (11/7), como parte já das comemorações do aniversário dos 118 de emancipação do município, o prefeito Márcio Corrêa e a primeira-dama Carla Lima Corrêa, lançaram o Conecta Anápolis, um aplicativo que colocará nas mãos dos cidadãos diversos serviços da Prefeitura, reunidos numa única plataforma.
Quando disse que o App não é uma invenção da roda, Márcio Corrêa quis dizer que hoje existem muitas ferramentas nessa modalidade, mas o Conecta Anápolis, conforme pontuou, vai além, por não só ele vai de encontro a atender as demandas dos cidadãos e cidadãs, como também será um aliado poderoso para que ele mesmo, seu secretariado e diretores, possam aproveitar os dados e indicadores que o sistema disponibiliza, para orientar e, se necessário, corrigir ações.
A tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Cidades Inteligentes e não gerou ônus para os cofres da municipalidade, conforme informou o chefe do Executivo.
Serviços
Pelo Conecta Anápolis, a população tem acesso a diversas funcionalidades, sendo as principais: – Agendamento de consultas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs); – Solicitações de serviços que são ofertados pelo telefone 156 e, agora, serão direcionados ao App; – Emissão de guias de IPTU e certidões; – Informações oficiais em tempo real.
De maneira prática, foi demonstrado, no lançamento, que o cidadão ou cidadã anapolina pode solicitar um agendamento médico na rede de saúde municipal, colocando no aplicativo as suas informações. O ambiente permite, inclusive, a possibilidade de agendamento para terceiro. O que é um facilitador para pessoas que não têm facilidade para lidar com as tecnologias.
Também é possível no App, solicitar uma troca de lâmpada da iluminação pública. A pessoa faz a solicitação, pode gerar a localização e até mandar foto da lâmpada queimada que está no poste. Concluído o serviço, é gerado o protocolo e quando o serviço for executado, haverá uma resposta.
Se o contribuinte precisar emitir uma guia de IPTU, ele também poderá usar o aplicativo e rapidamente, a guia é gerada possibilitando o pagamento do tributo pelo banco.
Segundo o prefeito, a ferramenta será atualizada com novos serviços e programas, o que vai também reduzir muita coisa que era feita praticamente de forma Manuel. Portanto, é um ganho de agilidade na entrega dos serviços e, conforme frisou, “com mais transparência”.
Gestão pública
Um aspecto interessante dessa ferramenta é que, além de alcançar quem está na ponta, ou seja, carecendo dos públicos, ela também é voltada para dentro da própria Prefeitura.
Exemplo prático foi demonstrado com o Mapa de Demanda da Educação. Ele mostra de forma intuitiva, as unidades da rede municipal onde se concentra maior demanda por vaga. Isso facilita para os pais e, ao mesmo tempo, mostra aos gestores onde eles podem atuar para aliviar essa demanda de forma mais objetiva.
Outra funcionalidade demonstra os indicadores de rendimento escolar nas unidades da rede municipal. Isso permite ao gestor atuar naquelas escolas onde for verificado que há indicador negativo.
Trocando em miúdos, pode não ser uma “invenção da roda”, mas será, com certeza, uma mão na roda para a população e para o município no seu planejamento que tem por finalidade, também, chegar na ponta, com a entrega de um melhor serviço.
Leia ainda: Novos membros do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural são empossados
