A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos recentemente aprovou o VIZZ, colírio desenvolvido pela farmacêutica LENZ Therapeutics para o tratamento da presbiopia — a perda da visão de perto associada ao envelhecimento. Além disso, o medicamento é o primeiro à base de aceclidina aprovado pela agência para essa finalidade.
A aceclidina, um agonista seletivo dos receptores muscarínicos, já era utilizada na Europa desde 1970 no tratamento do glaucoma. No entanto, esta é a primeira vez que recebe autorização nos EUA para tratar a presbiopia. Segundo a fabricante, o produto deve chegar ao mercado em até três meses.
Como funciona
De uso único diário, o VIZZ oferece melhora da visão de perto por até 10 horas, eliminando a necessidade de óculos de leitura e sem comprometer a visão à distância. Para isso, o colírio atua reduzindo levemente o diâmetro da pupila, criando o chamado “efeito pinhole” — semelhante ao ajuste de foco de uma câmera — o que permite enxergar objetos próximos com mais nitidez.
Diferente de tratamentos anteriores, como o Vuity, o VIZZ não estimula de forma significativa o músculo ciliar. Assim, evita efeitos colaterais comuns, como sensação de peso na sobrancelha ou alterações na visão de longe.
Alcance e impacto
De acordo com a LENZ Therapeutics, a aprovação representa um marco para a oftalmologia e pode, inclusive, redefinir o padrão de tratamento da presbiopia nos EUA — condição que afeta mais de 128 milhões de adultos no país.
Ensaios clínicos de fase 3 comprovaram a eficácia e a segurança do medicamento. Além disso, parte das primeiras remessas será destinada a amostras ainda em outubro, e o lançamento comercial está previsto para o quarto trimestre de 2025.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.