Nada nos define melhor do que as atitudes que tomamos, sejam elas tomadas diante de situações confortáveis, honras, privilégios, sucesso, fama ou dinheiro; sejam elas motivadas por provocações, frustrações e obstáculos que enfrentamos. Certo ditado diz que “o ser humano é como um saquinho de chá. Ninguém sabe o que tem dentro até derramarmos água quente sobre ele.”
Dois homens na Bíblia marcam bem isso: Josué e Calebe. 12 homens das diferentes tribos de Israel foram designados para espiar a terra prometida, mas apenas os dois retornaram com ousadia, coragem e fé de que, apesar dos grandes desafios que teriam, seria possível vencer. A situação era a mesma para todos, mas as respostas foram diferentes. Ou seja, atitudes definem quem nós somos.
Um texto bem conhecido sobre atitude foi escrito por Charles Swindoll. “Quanto mais vivo, mais percebo o impacto da atitude na vida. A atitude, para mim, é mais importante que os fatos. É mais importante que o passado, que educação, que dinheiro, que circunstâncias, que falhas, que sucessos, do que o que as outras pessoas pensam, dizem ou fazem. É mais importante do que aparência, talento ou habilidade. Ela construirá ou quebrará uma empresa, uma igreja, um lar.
A coisa mais importante é que temos a escolha a cada dia sobre qual ATITUDE tomar no dia. Não podemos mudar nosso passado … não podemos mudar o fato de que as pessoas agem de uma certa maneira. Não podemos mudar o inevitável. A única coisa que podemos fazer é tocar a única corda que temos: nossa atitude… Estou convencido de que a vida é 10% do que acontece comigo e 90% como reajo a ela. E assim é com você. Nós somos responsáveis por nossas atitudes.”
Tentar entender o comportamento de algumas pessoas é como tentar cheirar a cor nove. Não sei a origem desta frase, mas ela faz todo sentido em relação ao que penso: “Conheço muitos que não puderam quando deviam, porque não quiseram quando podiam”. Outra frase perfeita para pensarmos diz assim: “Quem quer, cria recursos; quem não quer, cria desculpas.”
Depois de uma grande vitória na Guerra da Secessão, algumas mulheres procuraram Lincoln ofertando-lhe uma Bíblia e dizendo: “Estamos aqui gratas por Deus ter estado do nosso lado”. Ao que Lincoln respondeu: “O importante não é que Deus esteja do nosso lado, mas que estejamos do lado de Deus”.
Para concluir, mais uma interessante afirmação, desta vez de uma famosa cantora: “Você não pode escolher como vai morrer ou quando. Você só pode decidir como vai viver agora.” (Joan Baez).