A previsão do tempo para Anápolis, nos próximos dias não é nada animador, para quem está incomodado com o calor e a baixa umidade relativa do ar. Segundo dados colhidos junto ao portal Climatempo, de hoje (terça-feira, 29/09) até domingo (04/10), não há indicativo de chuva e a temperatura continuará alta, com os termômetros batendo a casa dos 30 graus todos os dias e a umidade do ar oscilando entre 13% a 37%.
Nesta terça-feira (29), a temperatura deve variar entre 17 a 35 graus e a Umidade Relativa do Ar, entre 11% e 31%. Amanhã (30), a previsão é de que a temperatura varie de 20 a 33 graus e a Umidade Relativa do Ar, entre 13% e 24%. Na quinta-feira (01/10) e na sexta-feira (02), os termômetros devem marcar entre 19 e 33 graus e 18 e 34 graus, respectivamente e a Umidade Relativa do Ar deve variar entre 16% e 37% e 10% e 29%, respectivamente. Na sexta-feira, portanto, será o dia mais crítico de baixa umidade.
No sábado (04/10), a temperatura deve oscilar entre 18 e 34 graus e a Umidade Relativa do Ar deve ficar entre 13% e 34%. E, por fim, no domingo, os termômetros devem variar entre 24 e 35 graus e a Umidade Relativa do Ar deve ficar entre 14% e 30%.
Cuidados
De acordo com o Portal Defesa Civil, crianças e idosos são os que mais sofrem com a baixa umidade. Entretanto, seus efeitos podem atingir toda a população e, por isso, a recomendação é que enquanto as condições climáticas permanecerem dessa forma, deve-se evitar atividades físicas e atividades ao ar livre, devido à maior incidência do sol, sobretudo, no período entre 10 a 17 horas.
A Defesa Civil recomenda também que a população aumente a ingestão diária de líquidos, bebendo pelo menos seis copos de água de tamanho médio durante o dia; comer refeições leves, incluindo frutas e verduras; evitar os banhos prolongados com água quente; usar protetor solar, creme hidratante ou óleo vegetal em abundância para evitar o ressecamento da pele; pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes ao dia para evitar ressecamento e sangramento. Além disso, orienta que o uso de umidificador ou de toalhas molhadas e bacias com água nos ambientes fechados, em vez de ar-condicionado, podem ajudar a manter o ambiente menos seco. (Com informações dos portais Climatempo e Defesa Civil)