Ao longo da história, Anápolis marcou presença em Olimpíadas, Mundiais, Torneios Sulamericanos e em inúmeras competições nacionais. Mais recentemente, as conquistas por parte de pessoas que nasceram em Anápolis, e brilham no esporte em geral, continuam sendo verificadas.
No Futebol, por exemplo,o atacante Luciano conquistou a medalha de Bronze nos jogos Panamericanos de Toronto, no Canadá, sendo o artilheiro, com cinco gols e, justamente, na única derrota para o Uruguai que tirou a chance de o Brasil disputar a medalha de ouro Luciano, hoje jogador do Corinthians, não atuou por que estava suspenso. O atleta é da região do Bairro Boa Vista e além do Anápolis, jogou na Anapolina e no Atlético Goianiense antes de se transferir para o futebol paulista. A família do atleta que reside no Setor Recanto do Sol e torce, bastante, pelo sucesso do atacante, que pode se transferir para a Europa neste mês de agosto.
Quem, também, pertence à Seleção Brasileira é Leonardo Dutra, 19 anos, atleta do Handebol Juvenil Masculino e que, inclusive, participou da fase de treinamentos da Seleção que disputará, entre os dias 23 de agosto e 08 de setembro, o Mundial da categoria, na Rússia. A família do jogador, que mora na vila São José, sonha com grandes conquistas do atleta que embarca nesta sexta feira para a Alemanha, juntamente com outros 15 jogadores da equipe brasileira, que fará os treinos finais e amistosos visando o mundial.
No Basquete, são vários atletas da Cidade que buscam espaço no cenário nacional e, até, mundial. Dois deles já estão na Liga Nacional: Thiaguinho, armador do Franca (SP) e Zé Carlos, ala/pivô do Palmeiras. Outros cinco jogadores fazem parte da Seleção Goiana sub 15 que treina no Ginásio “Newton de Faria”, visando o Campeonato Brasileiro, que acontecerá em Curitiba entre os dias 9 e 15 de agosto. São eles: Paulo Victor (ala/pivô); Santiago (pivô); Gabriel (ala), Daniel (armador) e Vinicius (ala). Todos eles são comandados pelo técnico Moacir, que vê potencial nos jogadores anapolinos.
Por outro lado, no Atletismo, um dos grandes nomes da Cidade é a atleta Janete Barbosa, que reside na Vila sul e integrou a Seleção Brasileira no Sulamericano, vencendo a Maratona do Bi-Centenário do Paraguai em 2010. Aquela foi uma das maiores conquistas de Janete que venceu, também, a Minimaratona 31 de Julho. Além de participar de todas as etapas da ‘Corrida de Rua’ já tradicional na Cidade, ela compete desde 1994 e, aos 35 anos, ainda se sente capaz de conquistar excelentes resultados em várias pistas do Brasil.



