VERSÃO FLIP
quinta-feira, 29 de janeiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 29 de janeiro, 2026
Contexto

Audiência pública definirá sobre aumento da tarifa de energia em Goiás

de Claudius Brito
11 de agosto de 2023
em Energia Elétrica, Goiás
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
João Victor: Iniciativa para minimizar aumento

João Victor: Iniciativa para minimizar aumento

De acordo com os números apresentados pela ANEEL, o efeito médio do aumento será na casa de 6,56%. Representação dos consumidores defenderá índice menor

A partir de outubro, a conta de energia elétrica irá pesar mais no bolso dos consumidores goianos. É que, conforme previsão legal, ocorrerá a chamada Revisão Tarifária Periódica, que é um mecanismo criado pelo órgão regulador do setor elétrico, para garantir o equilíbrio financeiro das concessionárias, ou seja, das distribuidoras de energia que operam nos estados.

A Revisão Tarifária Periódica ocorre de quatro em quatro ou de ou de cinco em cinco anos e envolve uma matemática bastante complexa.

A revisão a ser aplicada pela Equatorial Goiás já teve os cálculos apresentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL. E, conforme já foi divulgado, o efeito médio para o consumidor proposto é de 6,56%, sendo que na classe de consumidores residenciais, o índice previsto é de 10,02%. Para baixa tensão, em média, 10,63% e para alta tensão, em média, -3,91 (redução).

Na próxima quinta-feira, 17/8, a ANEEL irá realizar uma audiência pública em Goiás, com o objetivo de apresentar e debater com a sociedade esses números, conforme, também, preveem a legislação e atos normativos que regem essa questão.

Defesa

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) irá participar da audiência pública da agência reguladora, inclusive, com uma sustentação oral que será feita pelo presidente do colegiado, o empresário João Victor Araújo, que representa a classe comercial (Fecomércio-GO/Secovi-GO).

Para isso, o CONCEG fechou este ano uma parceria histórica com Escola de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás (UFG), que prestará assessoria ao Conselho nesta questão da revisão, assim como em outras demandas que envolvem a defesa dos interesses da classe consumidora.

Conforme ressalta João Victor, não é uma tarefa fácil mudar o que está sendo proposto, mas o CONCEG, junto com a equipe de assessoramento da UFG defenderá a redução dos índices que estão sendo propostos.

“Estamos buscando, da melhor forma e com um trabalho de alto nível nessa parceria com a Escola de Engenharia da UFG, representar bem as classes consumidoras de energia em Goiás”, ressaltou João Victor.

Após a audiência pública a consulta pública nº 025/023, aberta pela ANEEL para discutir a Revisão Tarifária Periódica da Equatorial Goiás, ainda colherá subsídios até o dia 1º de novembro.

A revisão, ou seja, o reajuste, começa a vigorar no dia 22 de outubro próximo.

A audiência pública da ANEEL, na próxima quinta-feira, dia 17/8, no auditório Eli Alves Forte da OAB-GO, no setor Marista, a partir das 8h30.

Rótulos: Energia Eletricagoiástarifa de energia

Mais Artigos

Imagem: Divulgação/GovTech

Primeiro desafio do GovTech Goiás já está valendo e prevê investimento de até R$ 10 milhões

de Anna Rhaissa
22 de janeiro de 2026
0

O programa vai selecionar soluções tecnológicas para problemas reais enfrentados pelo setor público estadual

Câmera do elevador registrou quando Daiane Alves Souza foi para o subsolo para religar a energia elétrica do prédio onde morava em Caldas Novas (Foto: Reprodução/Vídeo)

Mulher some sem deixar rastros após descer ao subsolo de prédio em Goiás

de Anna Rhaissa
14 de janeiro de 2026
0

O desaparecimento ocorreu na noite do dia 17, após a vítima ir ao subsolo para religar a energia elétrica A...

Imagem aérea mostra as cavas abertas pela extração de amianto. Ao fundo, está a cidade de Minaçu. Imagem: Agência Pública / Reprodução.

Japão avança em negociações estratégicas com Goiás por terras raras; entenda

de Anna Rhaissa
13 de janeiro de 2026
0

Governo estadual e autoridades japonesas discutem cooperação para exploração e processamento de minerais estratégicos O governo de Goiás conduz negociações...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Ilustrativa

    Marajás Municipais – Por Nilton Pereira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Cristiano Mamedio obtém progressão de regime e cumpre pena no semiaberto

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Escada para o paraíso (Strarway to haven) 

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Corpo de corretora desaparecida em Caldas Novas é encontrado; dois suspeitos são presos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Nova diretoria da CDL Anápolis buscará fortalecer varejo e atuar nas decisões públicas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui