VERSÃO FLIP
sábado, 16 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sábado, 16 de agosto, 2025
Contexto

Audiência pública definirá sobre aumento da tarifa de energia em Goiás

de Claudius Brito
11 de agosto de 2023
em Energia Elétrica, Goiás
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
João Victor: Iniciativa para minimizar aumento

João Victor: Iniciativa para minimizar aumento

De acordo com os números apresentados pela ANEEL, o efeito médio do aumento será na casa de 6,56%. Representação dos consumidores defenderá índice menor

A partir de outubro, a conta de energia elétrica irá pesar mais no bolso dos consumidores goianos. É que, conforme previsão legal, ocorrerá a chamada Revisão Tarifária Periódica, que é um mecanismo criado pelo órgão regulador do setor elétrico, para garantir o equilíbrio financeiro das concessionárias, ou seja, das distribuidoras de energia que operam nos estados.

A Revisão Tarifária Periódica ocorre de quatro em quatro ou de ou de cinco em cinco anos e envolve uma matemática bastante complexa.

A revisão a ser aplicada pela Equatorial Goiás já teve os cálculos apresentados pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL. E, conforme já foi divulgado, o efeito médio para o consumidor proposto é de 6,56%, sendo que na classe de consumidores residenciais, o índice previsto é de 10,02%. Para baixa tensão, em média, 10,63% e para alta tensão, em média, -3,91 (redução).

Na próxima quinta-feira, 17/8, a ANEEL irá realizar uma audiência pública em Goiás, com o objetivo de apresentar e debater com a sociedade esses números, conforme, também, preveem a legislação e atos normativos que regem essa questão.

Defesa

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Estado de Goiás (CONCEG) irá participar da audiência pública da agência reguladora, inclusive, com uma sustentação oral que será feita pelo presidente do colegiado, o empresário João Victor Araújo, que representa a classe comercial (Fecomércio-GO/Secovi-GO).

Para isso, o CONCEG fechou este ano uma parceria histórica com Escola de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Goiás (UFG), que prestará assessoria ao Conselho nesta questão da revisão, assim como em outras demandas que envolvem a defesa dos interesses da classe consumidora.

Conforme ressalta João Victor, não é uma tarefa fácil mudar o que está sendo proposto, mas o CONCEG, junto com a equipe de assessoramento da UFG defenderá a redução dos índices que estão sendo propostos.

“Estamos buscando, da melhor forma e com um trabalho de alto nível nessa parceria com a Escola de Engenharia da UFG, representar bem as classes consumidoras de energia em Goiás”, ressaltou João Victor.

Após a audiência pública a consulta pública nº 025/023, aberta pela ANEEL para discutir a Revisão Tarifária Periódica da Equatorial Goiás, ainda colherá subsídios até o dia 1º de novembro.

A revisão, ou seja, o reajuste, começa a vigorar no dia 22 de outubro próximo.

A audiência pública da ANEEL, na próxima quinta-feira, dia 17/8, no auditório Eli Alves Forte da OAB-GO, no setor Marista, a partir das 8h30.

Rótulos: Energia Eletricagoiástarifa de energia

Mais Artigos

Aplicativo notifica motoristas sobre infrações cometidas, em Goiás — Foto: Murillo Velasco/G1

Condutores de Goiás podem obter 40% de desconto em multas via aplicativo

de Anna Rhaissa
15 de agosto de 2025
0

Motoristas de 40 cidades goianas terão abatimento ao aderirem ao sistema digital de notificações de infrações. A partir de 15...

Imagem: Pixabay

Goiás registra crescimento exponencial na circulação nacional de mercadorias e produtos no 2º trimestre de 2025

de Nilton Pereira
15 de agosto de 2025
0

A mais recente edição do Mapa da Logística traz dados e tendências do sistema no País, e destaca o Estado...

Enólogo e empresário Amaury Esberard - O Sauvignon Blanc 2024 destaca-se pela frescura e frutas cítricas, enquanto o
Merlot 2023 encanta com taninos macios, frutas vermelhas e especiarias, refletindo a rica Bacia Platina.

Rio da Prata celebra medalhas de ouro no Wines of Brazil Awards.

de Vander Lúcio Barbosa
14 de agosto de 2025
0

Premiação consagra marca no maior evento de vinhos do país. A vinícola Rio da Prata foi destaque no Wines of...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • @White House/Donald Trump_2025/ Wikimedia Commons

    A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Perseguição inusitada entre policial e criança motorizada viraliza na internet; assista ao vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui