O evento integra uma série de ações da deputada Vivian Naves voltadas à promoção de políticas públicas para a infância e juventude
A deputada estadual Vivian Naves (PP) promoveu, na quinta-feira (8), uma audiência pública na Câmara Municipal de Anápolis com o objetivo de ampliar o debate e incentivar o fortalecimento do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA).
O encontro reuniu autoridades e representantes da sociedade civil para discutir formas de ampliar a adesão ao chamado “Imposto Solidário”, que permite a destinação de parte do Imposto de Renda para projetos sociais voltados a crianças e adolescentes.
Estiveram presentes o juiz da Infância e Juventude de Anápolis, Carlos Limonji; a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Danielle Nava; o diretor do Conselho Fiscal, Matheus Carvalho; o auditor-fiscal delegado da Receita Federal em Anápolis, Sérgio Ferreira Nascimento; e a conselheira regional de Contabilidade de Goiás, Silvanete Bárbara. Também participaram conselheiros tutelares, vereadores, técnicos do Sistema de Garantia de Direitos e membros de entidades que atuam diretamente com o público infantojuvenil.
Durante sua fala, a deputada Vivian Naves ressaltou a importância do FIA como ferramenta legal e eficiente para transformar impostos em oportunidades. “O FIA transforma burocracia em políticas públicas reais. As doações feitas por pessoas físicas ou jurídicas não representam gasto, não causam prejuízo, não comprometem a renda de ninguém. Pelo contrário: são valores que já seriam pagos como imposto, mas que podem ser redirecionados para mudar histórias aqui mesmo, na nossa cidade”, destacou.
A parlamentar reforçou que até o dia 30 de maio, os contribuintes que optarem pelo modelo completo de declaração do Imposto de Renda ainda podem destinar até 3% do valor devido (no caso de pessoas físicas) e até 1% (no caso de empresas) diretamente ao FIA de Anápolis.
“O nosso objetivo com essa audiência é ampliar a informação e despertar na sociedade a consciência de que investir na infância e na adolescência é investir no futuro de Anápolis, de Goiás e do Brasil. Como deputada estadual, coloco meu mandato à disposição para fortalecer essa pauta em todo o estado”, acrescentou Vivian.
O vereador Alex Martins, apoiador e parceiro da audiência, também participou da audiência e reforçou a importância da mobilização da sociedade em torno do tema. “O Imposto Solidário é uma oportunidade que muitas pessoas ainda não conhecem, mas que faz toda a diferença. Destinar parte do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência não custa nada a mais para o contribuinte, mas pode transformar a vida de muitas crianças e adolescentes”, afirmou.
A audiência pública integra uma série de ações da deputada Vivian Naves voltadas à promoção de políticas públicas para a infância e juventude, reforçando o compromisso do mandato com a proteção, o cuidado e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em Goiás.
Leia também: Quem é Robert Prevost, novo Papa eleito no conclave?
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.