Abandono de animais é algo sério, considerado crime de maus tratos. E as instituições da cidade que trabalham para não deixar os bichinhos sem lar tem registrado mais e mais casos. Mesmo com feiras de adoções, visando reverter o quadro, o efeito tem sido o contrário nos últimos meses.
Thaís Souza, vereadora e coordenadora da Associação Protetora e Amiga dos Animais (ASPAAN), relatou que a ONG tem recebido cerca de 100 ligações diárias de pessoas querendo doar seus animais de estimação.
Prazo de inscrições no Fies é prorrogado até terça (15)
Com um espaço que abriga cerca de 600 cães, a ASPAAN tem tido dificuldades para fomentar a adoção deles, com poucos ganhando novos lares. “Alguns moram por até 10 anos no canil. O nível de adoção é baixíssimo, chega no máximo até 2 por mês”, afirma.”, afirmou Thaís ao Mais Goiás.
Por outro lado, já é possível ver a quantidade de animais que sofrem de abandono ou são esquecidos pelas redondezas. Entrando nas redes sociais, é fácil se deparar com cães e gatos encontrados, de coleira ou não, na busca por uma nova casa para morar.