Muitas pessoas têm acompanhado com atenção e entusiasmo, e outros com certa descrença, um mover sobrenatural de Deus que começou no último dia oito de fevereiro em um culto rotineiro na capela da Universidade de Asbury, instituição de tradição metodista localizada no Estado de Kentucky (EUA).
O mover iniciou um período que tem sido chamado de avivamento, com adoração e cultos de oração ininterruptos até hoje, iniciados por seus alunos. Centenas de pessoas, de todos os lugares, deslocaram-se até a universidade para desfrutar da presença de Deus. À meia-noite o auditório está sempre lotado, com mais pessoas chegando e participando dos cultos.
O presidente da Universidade de Cedarville, Thomas White, descreveu o que esta acontecendo como “um derramamento especial e uma sensação da presença do Senhor”, acrescentando que “será deixado para os historiadores” determinarem se foi realmente um avivamento.
Ministro do Campus, Jacob Ratliff disse ao jornal The Christian Post que, embora hesite em chamar o evento de avivamento neste momento, via evidências significativas da obra do Senhor na Universidade.
Sem dúvida, o que está acontecendo lembra os avivamentos históricos, quando muitos vivenciaram uma alegria e vitalidade espiritual incomuns. O que tem acontecido naquela universidade é uma visitação sobrenatural do Espírito Santo, mas só
podemos chamar de avivamento quando as portas do auditório se fecharem e, de forma concreta, houver mudança de vida entre os participantes com genuína conversão, arrependimento, casamentos restaurados, retorno à Palavra de Deus, impacto nas novas gerações e transformação social.
Avivamento é um despertamento que estimula a vida de modo que passa a haver uma nova consciência de realidades espirituais. O Espírito Santo ilumina a mente e o entendimento e algo inusitado acontece. Avivamento, por definição, é a poderosa ação de Deus, um ato soberano que nenhum homem pode realizar. Homens não controlam avivamento. Seu começo é repentino e o seu fim também o é. É uma obra genuína de Deus que alcança dimensões maiores, trazendo profundo impacto e ardor missionário.
“O Avivamento espiritual sempre foi relevante para os cristãos de todas as épocas e, nestes períodos, Deus opera de maneira mais intensa no coração dos homens, crentes ou não, quebrando as fontes do pecado e produzindo arrependimento verdadeiro, despertando seu povo para as realidades espirituais e a consciência dos incrédulos para seu estado de perdição e miséria.” (Augustus Nicodemus)
Se o que está acontecendo na Universidade de Asbury é avivamento ou não, não podemos ainda precisar… mas, por tudo o que a obra de Deus pode trazer para uma comunidade, em um dado período da história, desejamos muito que seja.