Após cancelamentos consecutivos por causa da pandemia, o evento voltou a acontecer em 2022, em Rio Verde, atraindo um grande público visitante e girando muitos negócios no agro.
A Tecnoshow Comigo, considerada uma das maiores feiras no segmento do agronegócio na região Centro-Oeste, terminou na última sexta-feira (08). Hora, então, do balanço do evento, que movimentou em torno de cerca de R$10,6 bilhões em negociações. O dado foi divulgado pelo presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, na cerimônia de fechamento do evento.
A feira contou com 620 expositores envolvendo um público de 128 mil pessoas e gerando 12.500 empregos, antes e durante o evento. Segundo o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, a exposição causou grandes impactos positivos para o município, conseguindo movimentar também toda a cadeia econômica da cidade.
O Aeroporto General Leite de Castro, por exemplo, recebeu 246 operações de pousos e decolagens, a rodoviária teve um aumento de 28% em passagens e hotéis da cidade tiveram 100% de ocupação.
Vôlei abre competições do Vem e Faz nesta segunda (11)
“Os restaurantes tiveram um aumento entre 60 e 120% no faturamento. A arrecadação municipal nesse período aumentou em 2,4%, em relação à média histórica”, disse o prefeito. Ele ainda acrescentou que os serviços, de forma geral, tiveram aumento aproximadamente de 30 a 35%.
Além da movimentação econômica, a Tecnoshow preocupou também em levar aos produtores agropecuários assuntos relacionados à preservação ambiental. Palestras sobre sustentabilidade, como por exemplo, Balanço de Carbono e o Agro e as Tendências Globais foram ofertadas ao público.
O evento acontece uma vez ao ano e já tem data marcada para 2023. Segundo Antônio Chavaglia será de 27 a 31 de março, onde a expectativa é superar a comercialização deste ano e gerar mais negociações, renda e empregos no ano que vem.