VERSÃO FLIP
quinta-feira, 26 de junho, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
quinta-feira, 26 de junho, 2025
Contexto

Banco do Brasil é levado à Justiça por suposta prática de venda casada

de Vander Lúcio Barbosa
22 de janeiro de 2025
em Notícias
Reading Time: 3 mins read
0 0
A A
0
Imagem: Reprrodução

Imagem: Reprrodução

A Associação Brasileira de Defesa do Agronegócio (Abdagro) ingressou com uma Ação Civil Pública contra o Banco do Brasil, alegando a prática ilegal de venda casada na concessão de crédito rural. A ação, protocolada na Justiça de Goiás, pede a reparação de danos materiais, morais individuais e coletivos, além de danos sociais, totalizando mais de R$ 841 bilhões.

A Abdagro, representada pelo escritório João Domingos Advogados, sustenta que o Banco do Brasil, maior operador de crédito rural no país, condiciona a liberação dos financiamentos à aquisição compulsória de outros produtos financeiros, como seguros, títulos de capitalização e previdência privada. A entidade afirma que essa prática ocorre há décadas, prejudicando milhares de produtores rurais e impactando negativamente o setor agropecuário.

De acordo com a petição inicial, o banco obriga os agricultores a contratar serviços financeiros para ter acesso aos recursos do crédito rural, configurando uma prática abusiva conhecida como venda casada, proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. A associação argumenta que essa imposição aumenta os custos dos financiamentos e leva os produtores ao endividamento excessivo, comprometendo a sustentabilidade da atividade agropecuária.

Impactos e provas

A ação também aponta que, ao vincular os financiamentos à aquisição de produtos de empresas pertencentes ao próprio grupo econômico do Banco do Brasil, há uma violação da livre concorrência no setor financeiro. Além disso, a Abdagro afirma que, nos últimos dez anos, cerca de R$ 175 bilhões foram desviados do crédito rural devido a essa prática.

O documento cita ainda depoimentos de produtores rurais, ex-funcionários do banco e sentenças judiciais anteriores que confirmariam a existência da prática. Segundo a associação, a venda casada persiste apesar de auditorias realizadas por órgãos de controle, como a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), que já apontaram irregularidades no setor.

Pedidos na Justiça

A Abdagro pede à Justiça que o Banco do Brasil seja condenado a:

– Restituir em dobro os valores cobrados indevidamente dos produtores rurais;

– Encerrar imediatamente a exigência da compra de produtos financeiros como condição para a concessão do crédito rural;

– Indenizar os danos morais coletivos e sociais sofridos pelo setor agropecuário;

– Revisar os contratos firmados nos últimos anos, excluindo cláusulas abusivas.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Leia também: Oportunidade cultural gratuita: Inscrições abertas para as Escolas de Artes de Anápolis

Rótulos: anápolisBanco do BrasilcapadestaquegoiásPortal ContextoVenda Casada

Mais Artigos

Imagem: Reprodução

Sem atualização, benefícios do Cadastro Único podem ser suspensos

de Anna Rhaissa
25 de junho de 2025
0

Campanha nacional exige atualização dos dados para garantir acesso ao Bolsa Família e outros benefícios O Ministério do Desenvolvimento e...

Imagem: iStock

Nova regra permite divórcio imediato por vontade de apenas um cônjuge

de Jornal Contexto
24 de junho de 2025
0

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que qualquer um dos cônjuges pode pedir o divórcio sem a necessidade do...

Juliana Martins tinha 26 anos e fazia um mochilão pela Ásia (Foto: Redes sociais, Reprodução)

Brasileira é encontrada sem vida após cair durante trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia

de Jornal Contexto
24 de junho de 2025
0

Jovem de 26 anos escorregou em trecho íngreme e foi localizada cerca de 500 metros abaixo da trilha após quatro...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Fábrica da multinacional Kingspan Isoeste em Anápolis. Foto: Reprodução

    Isoeste inaugura sua maior fábrica na América Latina no Paraguai

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Décimo F-39 Gripen chega à Base Aérea de Anápolis

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Médico e empresário Paulo Augusto Sousa morre aos 74 anos 

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Somos do bem

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Entenda por que os judeus são ricos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui