VERSÃO FLIP
domingo, 17 de agosto, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
domingo, 17 de agosto, 2025
Contexto

Base Aérea de Anápolis inova em conceito de hospedagem militar

de Redação
20 de agosto de 2021
em Aeronáutica
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Projeto tem como objetivo padronizar os procedimentos, serviços e equipamentos dos Hotéis de Trânsito do Comando da Aeronáutica

A Base Aérea de Anápolis (BAAN) inaugurou, há poucos dias, a primeira unidade do Projeto Repousar Hotéis da Força Aérea Brasileira (FAB). Idealizado em 2019, o projeto tem como objetivo padronizar os procedimentos, os serviços e os equipamentos dos Hotéis de Trânsito do Comando da Aeronáutica (COMAER).

A finalidade é oferecer serviço de hotelaria adequado aos seus usuários – como tripulações das aeronaves e militares que realizam missões da Força Aérea -, substituindo a antiga gestão dos hotéis de trânsito por um novo conceito e metodologia para a hotelaria militar. Participaram da cerimônia de inauguração o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Secretário de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso; Comandantes, Chefes, Diretores e Prefeitos de unidades militares da FAB.

Infraestrutura aeronáutica

Durante a inauguração, o Tenente-Brigadeiro Damasceno falou sobre como a unidade está inserida nos Projetos Estratégicos da Força Aérea Brasileira. “Os Projetos Estratégicos são divididos em três grandes grupos e um deles é o da infraestrutura aeronáutica.

A GUARNAE-AN reúne grande parte das obras deste grupo, incluindo o Projeto Repousar. Nós precisamos buscar os melhores serviços para os nossos clientes, que são aqueles que cumprem a missão da Força Aérea. É aqui que as missões se encerram após um grande dia de operação e é aqui também que começa no outro dia de manhã”, disse o Oficial-General.

SSP-GO calcula que tráfico teve prejuízo de cerca de R$ 2,5 bi em Goiás

O Comandante da Base Aérea de Anápolis, Coronel Aviador Paulo Roberto Cursino dos Santos, falou sobre o apoio que recebeu. “É um prazer poder contar com o apoio de toda a Força Aérea neste projeto piloto, especialmente da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica. Esperamos que este empreendimento possa padronizar serviços, melhorar a qualidade e dar um conforto melhor no apoio finalístico. Temos a obrigação de suportar as operações e todos os outros eventos em prol da nossa operação e da nossa atividade militar”, disse.

Para o Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Anápolis, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, o Repousar FAB Hotéis significa uma importante melhoria para o apoio prestado às Unidades Aéreas e de Aeronáutica que operam no local.

“A GUARNAE-AN está recebendo alguns dos principais projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira, como o E-99 modernizado, o KC-390 e o F-39 Gripen. Essas Unidades, bem como muitas outras, irão operar em Anápolis por muitos anos, em exercícios operacionais de grande envergadura e importância a fim de manter nossas capacidades. Reconhecemos o esforço das Organizações de apoio de Anápolis,  inicialmente o Grupo de Apoio (GAP) e atualmente a Base Aérea, que realizaram um ótimo trabalho para inaugurar esse projeto piloto”, declarou.

Divisão

Os hotéis da FAB estão divididos em duas categorias: Hotel de Trânsito para Oficiais (HTO) e Hotel de Trânsito para Graduados (HTG). Para a implantação do Projeto, a Secretaria de Economia, finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA) buscou uma consultoria junto a profissionais de hotelaria, além de realizar pesquisa com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Após visitas realizadas nas unidades, uma série de melhorias e mudanças foram propostas, a fim de estabelecer os fundamentos teóricos e conceituais.

Foi possível, ainda, a realização de cursos para capacitação de pessoal, estruturando os Procedimentos Operacionais Padrões (POP) para cada atividade desenvolvida na hotelaria em geral. Cerca de 400 militares foram capacitados, entre 2020 e 2021.

Trata-se de uma iniciativa que visa a implantar o planejamento, a supervisão e a coordenação das atividades desenvolvidas no atual sistema de Hotéis de Trânsito, objetivando o controle e a execução das ações relacionadas com a obtenção, o suprimento, a manutenção, a padronização, o manuseio e a operação de todo o pessoal, material e equipamentos relacionados aos atendimentos, aos serviços e à estrutura de hotelaria aeronáutica.

Existem estudos para implantação do Projeto em Brasília (DF), Natal (NT), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Alcântara (MA). (Agência Força Aérea/Fotos: Soldado A. Soares /Cecomsaer)

Rótulos: BAANBase AéreaBase Aérea de AnápolisdestaqueFABProjeto Repousar Hotéis

Mais Artigos

). O evento também homenageará o Dia do Veterano da FAB e o aniversário de Alberto Santos Dumont. Imagem: Divulgação

FAB celebrará 80 anos do regresso dos combatentes da Segunda Guerra Mundial

de Redação
6 de julho de 2025
0

Evento em Brasília relembrará a coragem dos militares que lutaram pela liberdade na Segunda Guerra Mundial. Retorno triunfante Em 1945,...

Ao todo, são 50 vagas para candidatos de ambos os sexos, incluindo o inédito acesso feminino à Infantaria.  Imagem: Reprodução

FAB terá oportunidade para mulheres na Infantaria pela primeira vez

de Anna Rhaissa
12 de abril de 2025
0

As inscrições ao certame já estão abertas e se encerram dia 28 próximo Pela primeira vez na história, a Força...

ARP da FAB colide com o solo durante atuação no Rio Grande do Sul – Foto: Flickr FAB

Aeronave remotamente pilotada da FAB colide com o solo durante operação no RS

de Vander Lúcio Barbosa
9 de maio de 2024
0

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou que uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), utilizada em operações de apoio às vítimas das...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • @White House/Donald Trump_2025/ Wikimedia Commons

    A Teoria do Louco – Por Samuel Vieira

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Perseguição inusitada entre policial e criança motorizada viraliza na internet; assista ao vídeo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Homem com dores nos mamilos descobre lâmina alojada há oito anos; veja fotos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Evento da Casa da Amizade reúne especialistas e reforça combate à violência contra a mulher

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Começa o período de reprodução dos escorpiões. Veja como se proteger

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui