A BAAN sedia um exercício operacional que simula guerra real, reunindo Força Aérea e Exército.
Treinamento Conjunto
A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início ao Exercício Operacional EXOP AIRLIFT-COMAO 2025 na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás. A atividade, que se estende até 6 de junho, reúne cerca de 400 militares da FAB e 600 do Exército Brasileiro (EB). O cenário simulado de guerra regular foca em ações conjuntas e de alta complexidade, buscando consolidar a doutrina da Aviação de Transporte e adestrar tripulações em missões aéreas compostas, simulando um conflito armado real.
Operações Complexas
Coordenado pelo Comando de Preparo (COMPREP), o treinamento visa aprimorar a capacidade operacional das Forças Armadas. “O objetivo desse exercício é consolidar a doutrina da Aviação de Transporte em um cenário de treinamento com alto grau de realismo, adestrando nossas tripulações em missões complexas e integradas”, explicou o Comandante da BAAN e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Leandro Vinicius Coelho. As operações incluem lançamento em massa de paraquedistas, infiltração, exfiltração e evacuação aeromédica de tropas, tudo dentro do conceito de operações compostas, exigindo coordenação tática entre diferentes plataformas.
Meios Empregados
O EXOP AIRLIFT-COMAO 2025 está dividido em três fases, com a missão principal de retomar áreas estratégicas ocupadas. Isso envolve ações como assalto aeroterrestre, evacuação médica, reconhecimento tático, varredura aérea e defesa antiaérea. Entre as aeronaves utilizadas estão o KC-390 Millennium, o F-39 Gripen, o F-5M, o C-105 Amazonas, o A-1M AMX, o E-99M e o helicóptero H-60 Black Hawk, além de meios de defesa antiaérea. O Exército Brasileiro contribui com tropas paraquedistas e forças especiais. O exercício também inclui cenários de combate noturno com óculos de visão noturna (NVG) e sistemas de autodefesa, aumentando o realismo do treinamento.
Ganhos Táticos
O Tenente-Coronel Aviador Miguel dos Santos Clarino destacou que o EXOP AIRLIFT-COMAO adestra os tripulantes do COMPREP em uma ampla gama de ações, como Defesa Aérea, Ataque, Assalto Aeroterrestre, Reabastecimento em voo e Defesa Antiaérea, em um ambiente realista e desafiador. Além disso, o exercício fortalece a coesão entre as Forças, aperfeiçoa procedimentos conjuntos e proporciona um ambiente seguro para a aplicação de doutrinas, testes de táticas e levantamento de lições aprendidas, elementos cruciais para a evolução da capacidade de combate das Forças Armadas.
As aeronaves F-39 Gripen e F-5M são caças de combate, o KC-390 Millennium é um cargueiro militar e o H-60 Black Hawk um helicóptero de transporte e resgate. Eles representam parte da capacidade aérea que a FAB está aprimorando neste exercício
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.