Leia também: O tesouro de quatro patas: Conheça o cachorro mais caro do mundo
Dorothy Montgomery, uma bebê inglesa, nasceu em fevereiro com uma malformação congênita rara, chamada gastrosquise, que fez com que seus órgãos, incluindo suas trompas de falópio, ovários e intestinos, se projetassem para fora de sua barriga. Seu nascimento exigiu um procedimento de emergência, no qual seu corpinho foi envolvido em filme PVC para aguardar a cirurgia reparadora.
A gastrosquise ocorre em aproximadamente quatro a cada 10 mil gestações e o tratamento padrão é envolver o bebê em plástico ou gaze umedecida com vaselina até que ele esteja pronto para a cirurgia. Sadie, a mãe de Dorothy, compartilhou sua experiência, destacando o silêncio em torno da condição, apesar de não ser tão incomum.
Após horas envolvida em plástico e um procedimento médico para reacomodar seus órgãos, Dorothy se recuperou surpreendentemente bem. Em apenas duas semanas, a cicatrização natural de seu organismo fechou a abertura e ela agora está saudável, sem sequelas visíveis. A história de Dorothy destaca a resiliência dos bebês e a importância do tratamento precoce e adequado para malformações congênitas.