Em Anápolis, segunda cidade mais importante, no aspecto econômico, do Estado, o comércio lojista já entrou em ebulição, na espera de um bom movimento. Neste ano de 2024, a Black Friday será no dia 29 próximo e a pergunta que não quer calar é: sabemos, ao certo, como aproveitar bem esta data? Por se tratar de um período em que as promoções estão em todos os lugares, inclusive nas redes sociais, é difícil segurar a euforia, a tentação e a compulsividade para ir às compras. Entretanto, como em tudo que envolve transações comerciais, é bom que se tenha muito cuidado para não cair em armadilhas.
Isto, porque, as fraudes e os golpes estão, também, por todo lugar. E, em grande parte, eles incidem, justamente pelo fato de que, instintivamente, as pessoas querem buscar pelos melhores preços e promoções, o que, por sinal, encaixa na normalidade. Não tem nada de errado nisso. Mas, é, sempre, bom lembrar que a prevenção nunca é demais.
Leia também: Especialista vê dificuldade para micro e pequenas empresas com mudança na jornada 6X1
Os cuidados devem ser redobrados, especialmente, nas compras on-line, essa busca frenética por pechinchas, que pode levar compradores menos informados para sites enganosos. E, eles se proliferam vorazmente, em que pese o esforço das autoridades em combatê-los. Os golpistas e fraudadores estão mais ativos do que nunca. O objetivo principal desses falsários é o roubo de dados, o que pode causar muita dor de cabeça para quem caiu nas armadilhas. E, para evitá-las, é aconselhável comprar, somente, de sites seguros.
É conveniente, também, ficar de olho nas condições gerais de venda. Muitas delas, sorrateiramente, impõem as regras do jogo e, lamentavelmente, grande parte dos consumidores “passa batida” por elas. Um exemplo: pode ser que o desconto incida, apenas, para pagamentos por PIX, ou, que existam juros para quem optar por parcelar no cartão. Vale lembrar que uma grande parte das pessoas aproveita a Black Friday para já garantir os presentes de Natal. Neste caso, os cuidados devem ser redobrados, principalmente ao se pensar nas trocas e reembolsos. Nas compras on-line existe, ainda, o frete que precisa ser considerado.
E, uma questão fundamental que vale em qualquer ocasião (não, apenas, na Black Friday) é a chamada compra por impulso. Esta deve ser evitada ao máximo. Este tipo de aquisição pode significar uma alegria momentânea, mas, acaba por virar um arrependimento em questão de horas. Como na Black Friday existe uma verdadeira avalanche de promoções, aumenta, muito, o risco de o comprador cair na armadilha de comprar algo de que não esteja, realmente, necessitado. E, há duas maneiras de se evitar isso. A primeira é fazer uma lista dos produtos que se deseja adquirir, e garantir que a respeitará. A segunda é, sempre antes de uma compra, perguntar se realmente precisa de tal produto, ou se pode esperar. Quanto ao mais, boas compras para todos.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.