A sessão da Câmara Municipal de Anápolis, na manhã desta terça-feira,02, teve como tema dominante a blitz do Batalhão Fazendário realizada nas imediações do trevo do Bairro Recanto do Sol (cruzamento entre as BRs-414 e 153 e principal acesso à Cidade pela Avenida Brasil Sul).
Por conta do bloqueio policial, visando, sobretudo, identificar veículos com pendências em relação ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), um longo congestionamento se formou no local e muita gente acabou tendo dificuldade de chegar aos seus compromissos.
O Vereador Lélio Alvarenga (PSC) abriu o debate ressaltando que a blitz fazendária estava causando enorme transtorno aos moradores da região Norte, muitos deles saindo ainda para o trabalho. Na sua opinião a blitz é legítima, porém, quando feita de forma adequada e respeitando o cidadão. O Vereador Jean Carlos (PTB) foi na mesma linha, dizendo que muita gente tem horário a cumprir na escola, no trabalho, na consulta médica e em várias outras situações. “Não podemos aceitar isso passivamente”, frisou o parlamentar.
O Vereador Mauro Severiano (PSDB) avaliou que a blitz é necessária, no entanto, precisa ser planejada de forma a não prejudicar a população com tem acontecido. Seu colega de partido, o Vereador Pastor Elias, questionou: “Cadê os nossos deputados”, referindo-se à necessidade de os deputados estaduais que representam o Município se manifestarem e atuarem no sentido de resolver o problema.

O Vereador Wederson Lopes (PSC), que é líder do Prefeito Roberto Naves na Casa, complementou dizendo que o Batalhão Fazendário escolheu o pior local para realizar a blitz, considerando que o Recanto do Sol e outros bairros adjacentes, têm alta concentração populacional, ou seja, são muitas pessoas que precisa se deslocar para a região central ou para outros setores da Cidade. Além, ainda, da BR-414 ser via de acesso e saída da Base Aérea (Ala 2), o que ocasiona muito fluxo de trânsito.
O Vereador Luiz Lacerda (PT) afirmou ter o entendimento de que cabe à Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMT) a determinação de locais para a realização das blitzen. Para ele, o órgão deveria “exigir satisfações sobre o atual modelo”.
Finalmente, o Vereador Pedro Mariano (PRP) informou ter feito um requerimento endereçado ao Governador Ronaldo Caiado, solicitando que o Estado promova um Refis para o IPVA, concedendo desconto de juros e multas sobre os débitos, a fim de que os proprietários de veículos com pendências, tenham condição de regularizar a situação. Na sua avaliação, isso ocorrendo, diminuiria bastante o número de blitzen. Ao final da sessão, já no início da tarde, o Vereador Pastor Elias Ferreira publicou nas redes sociais, uma Moção de Apelo, já com assinatura de 18 de seus pares, solicitando ao Comandante Geral da PM, Coronel Renato Brum dos Santos e ao Comandante do Batalhão Fazendário, Tenente Coronel Denilson de Araújo Brito para que as blitzen não sejam realizadas nas entradas dos viadutos de Anápolis.