Um dos maiores riscos ao abrir uma empresa é se comprometer com linha de crédito de alto valor e juros ainda maiores. Buscando auxiliar a classe do microempresariado, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai liberar empréstimo especial exclusivo para MEIs, com condições que permitirão o investimento sem cair pela dívida.
STF rejeita aumento de férias para advogados da União
Elas vão poder contratar empréstimos que vão de mil até R$ 10 milhões. Tudo depende, é claro, das condições financeiras do empresário e dos projetos. Quem contratar esse crédito para MEI terá acesso a:
- Juros médios de 1,75% ao mês;
- Prazo de quitação de 12 a 60 meses;
- Período de carência de 6 a 12 meses;
- Cobertura para eventuais inadimplências.
Esses juros são consideravelmente menores se comparados as outras operações financeiras realizadas na Caixa.
Para se ter ideia, o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) foi zerado até o fim do ano que vem, o que permite que essa contratação seja ainda mais simples. Apesar de a iniciativa ser do BNDES, há cerca de 40 instituições financeiras que fazem parte deste programa e que podem oferecer o empréstimo a microempresários.
A ideia é que o máximo de pessoas possível tenha acesso a esse tipo de crédito, dando oportunidade para MEIs de todo o Brasil conseguirem dinheiro para investir sem precisar ficar com problemas financeiros. As pessoas podem usar o dinheiro para:
- Pagar dívidas antigas e estabilizar a empresa;
- Comprar novos insumos para poder criar o produto;
- Comprar aparelhos, móveis ou qualquer outro aparelho que ajude efetivamente no negócio;
- Contratar novos funcionários;
- Reformar o local de trabalho.
Os documentos necessários vão sempre variar de acordo com a instituição financeira escolhida, já que cada uma delas tem as suas próprias regras, então o melhor é consultar o lugar para saber o que ele pede. O que podemos apontar desde já é que você irá precisar de:
- Documentos do MEI (CNPJ, dados da Receita Federal, entre outros);
- Documentos pessoais (RG, CPF);
- Outros dados específicos que serão solicitados pelo banco ou instituição financeira.