O nosso avião
Definitivamente, a indústria aeronáutica brasileira conseguiu um lugar de destaque no pódio mundial. O avião Phenom 300 é o modelo de jato leve mais vendido no mundo por 12 anos consecutivos, segundo a Associação Geral de Fabricantes de Aviação, que em inglês tem a sigla GAMA. No ano passado, houve um total de 730 entregas de jatos executivos em todo o mundo, um aumento de 2,5% em relação a 2022. De acordo com a Embraer, empresa brasileira que tem sede em São José dos Campos (SP), além de ser o jato leve mais vendido no mundo por 12 anos seguidos, o Phenom 300 é líder em vendas dentre os jatos bimotores pelo 4º ano consecutivo.
Nada menos que 63 aeronaves da série Phenom 300 foram entregues ao longo de 2023 pela Embraer. Na última década, o modelo acumula mais de 730 entregas, com operação em 40 países. Recentemente, o Phenom 300 se tornou o jato executivo com mais operacionalidade nos Estados Unidos, com mais de 360 mil voos em um período de 12 meses. Este avião começou a ser fabricado pela Embraer em 2009 e é considerado um sucesso de vendas da empresa brasileira. Custa entre US$ 8,995 e US$ 9,45 milhões.
Trem fantasma
Dá pra imaginar um trem em marcha-à-ré a mais de 100 quilômetros por hora, sem maquinista e com 50 vagões carregados com minério? Pois isto aconteceu de verdade, em uma ferrovia da Índia no último domingo, dia 26 de fevereiro. A empresa Northern Railways, que administra as ferrovias daquele país, abriu uma investigação para apurarem-se as responsabilidades. O trem de carga percorreu um trecho de 70 quilômetros sem maquinista. O trecho fica entre os estados de Jammu/Caxemira e Punjab, no norte da Índia. O trem só foi parado após serem colocados blocos de madeira nos trilhos, o que fez com que ele descarrilhasse. O comboio havia estacionado para a mudança da equipe, quando começou a andar sozinho para trás. Ninguém se feriu. Todas as passagens de nível (cancelas em perímetro urbano) foram fechadas com antecedência para que o “trem fantasma” passasse sem maiores complicações. A literatura não registra fato igual a este em nenhum outro lugar no mundo. Na cinematografia existem vários filmes com enredo semelhante.
Leia também: Goiás bate recorde e tem maior número de trabalhadores da história
Direto ao ponto
Tomara que, este ano, os anapolinos tenham à disposição um grupo qualificado de candidatos a prefeito(a) e vereador(a) para as eleições de outubro. A política, em Anápolis, precisa, urgentemente, de reciclagem, reformulação, nova ideias, gente qualificada para trabalhar pelo desenvolvimento sociocultural do Município. Em resumo: inovação já!
Da mesma forma que as forças comunitária de Anápolis conseguiram o restabelecimento da iluminação do trecho urbano da BR 153, entre o Viaduto Miguel Moreira Braga e a Vila Jaiara, poderia ser buscada obra semelhante na BR 060, entre o Posto Presidente e a conexão com a Belém-Brasília. Jeito tem, basta propósito e, principalmente vontade política.
O repouso do guerreiro… Depois de ininterruptos 40 anos no comando de uma das mais importantes organizações não governamentais da história de Anápolis, a Missão Evangélica Vida, o reverendo Wildo Gomes dos Anjos “passa o bastão” para seu filho Henrique. Por certo, a obra vai continuar, pois, trata-se de um projeto social inigualável.
Aconteceu, de novo… na edição passada esta coluna alertava sobre a repetição de tragédias com crianças, principalmente casos de afogamento em ambientes domésticos. Mas, lamentavelmente, outro caso ocorreu. Desta vez, em Aparecida de Goiânia, onde um bebê de um ano e meio, fugiu da vigilância dos pais e morreu afogado na piscina de casa.
O banco
A pergunta que não quer calar em Anápolis: Quando é que o Banco do Brasil vai concluir a reforma de sua agência central (0324-7) na Praça Gomes de Souza Ramos? O serviço caminha há dois anos e as reclamações sobre o canteiro de obras em cima da praça começam a se multiplicar. Justiça seja feita, o serviço não parou e a parte interna já apresenta sensíveis melhorias, com mais espaço, ambiente climatizado e outros atendimentos, até então, não existentes. A construção do prédio data de meados dos anos 60. À época, era um dos mais imponentes edifícios da região central de Anápolis.
Nossos candidatos
A relação de pretensos (pré) candidatos a Prefeito de Anápolis em outubro próximo, superou a incrível marca dos 30 nomes. São pré-candidaturas legítimas, amparadas por lei. Se o cidadão (ou cidadã) estiver em dia com suas obrigações eleitorais, pode, sim, se candidatar, caso queira. Mas, todo mundo sabe que grande parte desses postulantes quer, mesmo, é aparecer na mídia. Ou para ganhar notoriedade, ou, para pavimentar uma eventual candidatura a vereador, ou, quem sabe, a deputado, em 2026. Outros estariam, apenas, de brincadeira. Eleição numa cidade como Anápolis não é para amadores…
Nós que amamos Anápolis
Precisamos cobrar das autoridades competentes a instalação de mais abrigos cobertos para os usuários do transporte coletivo na Cidade. Dezenas de pontos ainda são marcados, apenas, pela pintura amarelo/preto nos postes e, às vezes, nas guias de sarjeta. O ponto coberto é um direito do passageiro e uma obrigação do operador do sistema.
Devemos solicitar mais empenho na fiscalização do comércio de alimentos vendidos nas vias públicas. Muita gente consome lanches, doces, sorvetes e outras guloseimas, sem saber a origem e sem avaliar a qualidade do que se lhe é vendido. A vigilância sanitária precisa proteger mais a população que, nem sempre, tem como ir se alimentar em casa.
Termos o direito de cobrar do poder público uma definição sobre o ordenamento do espaço no setor mais central da Cidade, notadamente no que tange à disposição de áreas para o estacionamento de veículos automotores. A Área Azul, por vezes anunciada, até hoje não foi implantada, para o desespero de quem precisa de espaço para estacionar.
Comentários 1