VERSÃO FLIP
sexta-feira, 9 de maio, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 9 de maio, 2025
Contexto

Boa Prosa – Edição 894

de Nilton Pereira
22 de março de 2023
em Colunas
Reading Time: 5 mins read
0 0
A A
0

Erro jurídico

Depois de ficar 34 anos detido para cumprir uma pena de, aproximadamente, 400 anos, o americano Sidney Holmes, um homem negro de 57 anos, foi inocentado e solto na última segunda-feira (13 de março), quando a Justiça da Flórida concluiu que não havia evidências suficientes para a sua condenação. “Vou procurar algo para comer”, disse ele a jornalistas assim que foi liberto. Sua mãe, Mary Holmes, o esperava à saída do presídio. Ela pretendia levá-lo para comer fora assim que fosse solto. Outros membros da família, como a irmã de Holmes e uma tia, também o esperavam. Sidney foi preso em outubro de 1988 e condenado em 1989 sob a acusação de ter sido o motorista de fuga durante um assalto a duas pessoas que estavam do lado de fora de uma loja na Flórida.

Único preso pelo crime, Holmes foi condenado com base em relatos de uma testemunha com técnicas comuns na época, mas que não seriam aceitas hoje, segundo o gabinete da procuradoria. Uma investigação civil, conduzida pelo irmão de uma das vítimas, chegou a Holmes porque ele tinha um carro similar ao usado pelos criminosos. Mais recentemente, ambas as vítimas se posicionaram a favor da libertação dele.

Bombeiro Don Juan

Um sargento do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, cuja identidade não foi revelada, é investigado por suspeita de aplicar golpes de estelionato amoroso em, pelo menos, três mulheres. Segundo as vítimas, o bombeiro teria tido seis noivas ao mesmo tempo. À polícia, uma delas afirmou que o homem, de 38 anos, pedia transferências de dinheiro, jantares e viagens e dizia que pagaria depois. Segundo os relatos, além do estelionato, elas sofreram violência psicológica e ameaças.

Assim é fácil…

A Justiça Federal suspendeu liminarmente, a pedido do Ministério Público Federal, o resultado de um concurso para professor adjunto do Departamento de Genética, Ecologia e Evolução do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Minas Gerais. A ação se deu ao se constatar que o primeiro colocado do concurso era o chefe do Departamento de Biologia Geral da própria Universidade e que ele agiu em todas as fases de formatação do processo seletivo do qual participou.

O procurador da República Adailton Ramos do Nascimento afirmou que a participação do professor numa seleção elaborada por ele próprio viola o dever de igualdade de condições exigível nas disputas por cargos públicos, além de outros princípios da administração pública, como moralidade, impessoalidade, legalidade e isonomia.

Herdeiros do Rei

Os filhos de Edson Arantes do Nascimento (o futebolista Pelé), Joshua Seixas Arantes do Nascimento e Celeste Seixas Arantes do Nascimento, pedem que a irmã deles e enteada do ex-jogador, Gemima Lemos MacMahon, seja reconhecida como filha socioafetiva do Rei do Futebol e, consequentemente, considerada como herdeira. Eles enviaram uma petição ao Juiz da 2ª Vara de Família e Sucessões de Santos, no litoral de São Paulo e fizeram  a solicitação. Gemima Lemos MacMahon é filha de Assíria e irmã de Joshua e Celeste. Quando Pelé casou-se com Assíria, ela tinha oito meses. Belo gesto.

Até quando vai isso? I

Somente na tarde do último sábado, dia 18, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 33 motocicletas e três carros irregulares durante operação na BR-153, em Anápolis. Ao todo, 67 veículos de duas rodas foram abordados. A ação foi para combater ‘rachas’ organizados por um grupo que se reúne nas rodovias para realizar manobras perigosas e ilegais. No último dia 12, por exemplo, um adolescente de 16 anos colidiu com um veículo por estar em alta velocidade, fazendo “Superman”. Durante a operação, a PRF identificou inúmeras irregularidades, como ausência de habilitação, licenciamento vencido e veículos sem placa ou placa ilegível. Também foram fiscalizados motos com escapamento adulterados, retrovisores irregulares e, até, pneus sem condições de segurança. Além dos apreendidos, 44 condutores foram multados.

Até quando vai isso II

A Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito, em Anápolis, promoveu, nos dias 18 e 19 últimos, a Operação Direção Consciente, que prendeu, em flagrante, oito motoristas que dirigiam embriagados. Outros 31 foram surpreendidos com níveis de alcoolemia dentro da tolerância criminal, mas, serão autuados pelas autoridades de trânsito. Segundo o delegado regional Fábio Vilela, desde a pandemia, os níveis de embriaguez aumentaram mais de 50%, sendo rotina a prisão de motoristas com teores mais que três vezes o que já é considerado crime.

A farra continua, companheiro…

O Ministério da Fazenda liberou, via Caixa Econômica Federal, 450 mil reais para patrocinar a 24ª Marcha dos Prefeitos promovida pela Frente Nacional dos Prefeitos, que pretende reunir milhares deles em Brasília, na semana que vem. Os prefeitos associados se reúnem em duas diferentes entidades todos os anos para realizarem essa marcha, quando apresentam demandas variadas aos três Poderes. Mas, agora, terão o patrocínio do próprio Governo Federal. O que não deixa de ser uma ferramenta oficial para o Presidente Lula segurar eventuais críticas logo no início do mandato. A 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios ocorrerá de 27 a 30 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, a dois quilômetros do Palácio do Planalto.

Prefeitos importados

Historicamente, Anápolis deve ser uma das cidades brasileiras que mais “importam” prefeitos. Ou seja, o povo elege políticos naturais de outros municípios e, até, de outros estados para governarem os anapolinos. Basta dar uma olhada no passado recente para cientificar-se desta informação. Poucos foram os prefeitos nascidos em Anápolis que chegaram à titularidade do Governo Municipal. E, do que se tem observado, a tendência deve permanecer. Pelo menos dois ou  três políticos “de fora” estariam maquinando politicamente para inserirem seus nomes na galeria dos candidatos a candidatos à Prefeitura Anapolina no ano que vem. A conferir…

Rótulos: boa prosacapa

Mais Artigos

Direto ao Ponto – Por Nilton Pereira

de Nilton Pereira
3 de maio de 2025
0

Confira a coluna de variedades assinada pelo jornalista Nilton Pereira O trecho da BR 414, principalmente entre Anápolis e Cocalzinho...

Imagem: Ilustrativa

Saiba como o exame demissional previne a dispensa de funcionários com problemas de saúde

de Gonçalves e Ventura Advogados
2 de maio de 2025
0

Todo empregado(a) quando é demitido pela empresa que labora, necessita realizar exame clínico médico demissional a fim de ser examinada...

Boa Prosa – Por Nilton Pereira

de Nilton Pereira
2 de maio de 2025
0

Empregos federais O primeiro Concurso Público Nacional Unificado foi o maior já feito no País. Ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Cardeal Robert Francis Prevost, dos EUA, em 30 de setembro de 2023. — Foto AP/Riccardo De Luca

    Quem é Robert Prevost, novo Papa eleito no conclave?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Auxílio de R$ 1.200 pode substituir o Bolsa Família para mães solo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Fumaça branca no Vaticano confirma eleição do novo Papa

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • GO: Jovem desaparece misteriosamente após sair para o trabalho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Governo de Goiás abre 94 vagas para diversos níveis com salários de até R$ 10,8 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui