Goiaba cosmética
A tecnologia para a produção de um creme cosmético esfoliante para pele, produzido a partir de rejeitos agroindustriais da goiaba, foi licenciada para uso comercial para duas empresas, pela UFG. O contrato permite o uso, desenvolvimento, produção, exploração comercial, prestação de serviços e/ou obtenção de qualquer vantagem econômica da tecnologia. Prevê ainda o repasse de royalties para a UFG que vai direcionar uma parte aos inventores (as) da tecnologia. Os estudos que deram origem à descoberta tiveram início com a pesquisa de mestrado de Nathália Barbosa, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade.
Nossos índios
O IBGE informa que a coleta de dados do Censo Demográfico já registra em todo o País, até a data de hoje, 1.652.876 pessoas indígenas. A coleta foi concluída na Terra Indígena Yanomami, formada por parte dos estados de Roraima e Amazonas. Foram recenseadas 16.864 pessoas indígenas em Roraima e 10.280 pessoas indígenas no Amazonas, totalizando hoje 27.144 pessoas indígenas. Esse total de 27.144 inclui 5.600 indígenas recenseados em áreas mais remotas com apoio de agentes e helicópteros da Polícia Rodoviária Federal.
Celular social
O promotor de Justiça Fernando Krebs, da 25ª Promotoria de Goiânia, com atribuição na execução penal, instaurou procedimento administrativo para acompanhar a política pública de destinação de celulares apreendidos no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia. A ideia é dar uma finalidade socialmente útil aos aparelhos, entregando-os para os estudantes da rede pública de ensino do Estado, mas desde que eles não sejam provenientes de furto ou roubo. Segundo o promotor, assim, os alunos poderão ter acesso à internet e a conteúdos educativos e culturais capazes de complementar seus estudos.
Tecnologia aeronáutica
Foi realizada, no último dia 05, a cerimônia alusiva aos aniversários da Base Aérea de Anápolis e do Primeiro Grupo de Defesa Aérea. Na formatura alusiva ao 51º aniversário de criação da 1ª Ala de Defesa Aérea e do 44º aniversário da BAAN e do 1º GDA, o caça F-39 Gripen (4103) já estava com o sensor IRST (Infra-Red Search and Track) Skyward-G instalado. Trata-se de um sensor eletro-óptico de longo alcance passivo, que não emite sinais em seu uso e detecta assinaturas de calor de outras aeronaves. Sem ser detectado, proporciona vantagens táticas, pois com ele, um caça Gripen pode detectar e acompanhar alvos inimigos, incluindo aeronaves, navios e veículos terrestres com significativa capacidade “contra-furtivo”.
Desenvolvimento sustentável
Em economia não existem milagre nem mistérios. Não há o que se falar em desenvolvimento sustentável para Anápolis sem que os dois mais importantes pilares estejam em condições de equacionarem as demandas: água e energia elétrica. A água, acompanhada de coleta e tratamento de esgotos. E, hoje, lamentavelmente, isto, ainda, não existe na Cidade. Resta dizer que a energia procede de uma empresa particular, onde, tecnicamente, os governos (Municipal e Estadual) não têm poder de ingerência. A água e o esgoto, embora sejam reivindicados pelo Governo Estadual, também, procedem de uma empresa de economia mista que é quase a mesma coisa.
Bebidas e cigarros
O imposto seletivo federal sobre bens e serviços geradores de externalidades negativas, popularmente conhecido como imposto do pecado, em discussão no Congresso Nacional, é visto como uma forma de desestimular o consumo de itens como cigarros e bebidas alcoólicas. Os textos, ainda, não preveem a taxação de produtos com adição de açúcar, como queria o ex-ministro da Economia Paulo Guedes (Governo Bolsonaro), que solicitou que o tributo atingisse, também, refrigerantes, sorvetes e chocolates.