Cavalaria americana
Se é o Congresso Norte-americano que, em última análise, vai avaliar a atual situação geopolítica do Brasil, com base em relatórios feitos por pessoas estranhas ao sistema nacional, então, para que mesmo serve o nosso Congresso Nacional?
São 81 senadores e 513 deputados que vivem no bem-bom, com altas mordomais, salários estratosféricos, parentela toda empregada, com bons rendimentos e outras benesses pagas, a duras penas, com o dinheiro do povo. Políticos que se elegem e se reelegem, eleição após eleição, e, na hora de “secar o bagaço” é preciso chamar os “gringos”, como se fossem eles os salvadores da pátria.
Triste sina de um país onde a classe política envergonha a sociedade.
E, todo mundo anda a perguntar: Quem é esse tal Elon Musk que manda e desmanda, faz e acontece, como se fosse o “grande herói nacional brasileiro”, capaz de resolver tudo e mudar o rumo da história. Que ele é bilionário, todo mundo sabe; que tem grande poder econômico, todo mundo sabe; que é muito influente, todo mundo, também, sabe. Mas, daí a querer governar o Brasil, fica difícil de engolir.
Por que será que Musk não se mete para acabar com a tirania de países como Rússia, Coreia do Norte e outros? É porque lá, “o buraco é mais em baixo”.
Cão comunitário
A exemplo de outras cidades brasileiras, Anápolis desenvolve o projeto de lei (autoria da vereadora Thais Souza) para a política do ‘cão comunitário’, que vem a ser aquele cachorro que, apesar de não ter tutor definido e único, é adotado por grupos específicos de pessoas, com a responsabilidade de cuidar de um ou mais animais sem, necessariamente, levá-los para casa.
Esse projeto foi apresentado em 2019 na Câmara Federal pelo deputado paranaense Reinhold Stephanes Júnior. Chegará um dia em que, neste País, serão propostos, também, projetos de morador de rua comunitário, idoso abandonado comunitário, criança desprotegida comunitária e outros. Vai ser muito bom. Também…
Leilão do DETRAN
O DETRAN Goiás vai leiloar 1.930 veículos no próximo dia 29 de abril, a partir das nove horas da manhã. Os lotes ficaram abertos para visitação entre os dias 24 e 26. Para prevenir golpes, a autarquia orienta que os interessados consultem, apenas, os canais oficiais que, neste certame, são os sites do Detran-GO e do Grupo Leilo.
Serão leiloados veículos considerados sucatas aproveitáveis e aproveitáveis com motor inservível. Poderão participar somente pessoas jurídicas cujo objeto social seja a desmontagem e o comércio de peças e acessórios usados de veículos. Essas empresas devem, ainda, estar cadastradas nos Detrans de origem ou em Goiás.
Intercâmbio
Uma delegação do Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás, liderada pelo Comandante-Geral, Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, marcou presença na Feira Internacional de Bombeiros, nos Estados Unidos.
O evento, reconhecido como o maior do mundo em treinamento e exposição para profissionais da área, reuniu cerca de 800 expositores e atraiu mais de 32 mil especialistas em Indianapolis, no Indiana Convention Center, de 15 a 20 de abril último.
Além de destacar as mais recentes inovações em equipamentos, produtos e serviços de combate a incêndios, a Feira proporcionou um ambiente para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os bombeiros de diversas partes do mundo.
DPVAT adiado
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal adiou a votação do projeto de lei complementar que cria o Seguro Obrigatório Para Vítimas de Acidentes de Trânsito em substituição ao antigo DPVAT. O texto estava na pauta da última quarta-feira (24) e seria colocado em votação em Plenário. Porém, o regime de urgência para a proposta foi derrubado pela oposição.
Medicina de ponta
O Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano em Uruaçu, foi habilitado, esta semana, pelo Ministério da Saúde, como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Com a inclusão do HCN, Goiás passa a ter cinco Unacons, cada uma com capacidade para realizar, anualmente, três mil consultas especializadas; mil e 200 exames de ultrassonografia e de anatomia patológica; 600 endoscopias digestivas, colonoscopias e retossigmoidoscopias.
Os outros quatro hospitais com o título de Unacons são o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás e a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, na capital; o Hospital Evangélico Goiano e a Santa Casa de Misericórdia, em Anápolis.
Rota do narco
“Em Goiás, o que ficou demonstrado foi a importância do modal aéreo para a distribuição das drogas. Pistas de pouso clandestinas têm sido construídas em fazendas, com investimentos milionários das facções criminosas. Os donos, às vezes, nem sabem dessa atividade em suas propriedades rurais. Goiás, por estar no centro do Brasil, é importante para a logística do tráfico, tanto o interestadual quanto o internacional, mas nossa atuação tem sido muito forte. O delegado Bruno Gama é chefe da Delegacia de Repressão a Drogas da PF em Goiás há mais de dez anos e possui muita experiência na área”. Foi o que disse a Delegada Regional da Polícia Federal em Goiás, Marcela Rodrigues. Exemplo disso, foi o caso de um avião que fez um pouso forçado na fazenda do cantor sertanejo Leonardo, no final do ano passado. A aeronave estava carregada com meia tonelada de drogas.
Leia também: Boa Prosa – Edição 949
Direto ao ponto
Nada mais se falou a respeito do projeto apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Luzimar Silva que estabelece a criação de “pipódromos” na Cidade. Trata-se da oferta de espaços públicos destinados aos amantes da arte milenar de empinar pipas (ou papagaios, raias e similares) longe dos riscos de acidentes com fios, postes, árvores e prédios.
A CMT, mais uma vez, promove a renovação da pintura de faixas sinalizadoras de trânsito na Cidade. Há quem observe que essas pinturas têm durado pouco. Seria a qualidade da tinta? Seria o tipo de asfalto que absorve o produto com mais facilidade, ou porque a intensidade do trânsito hoje mais pesado tem provocado tal desgaste? A conferir.
Repercute, ainda, a “bronca” que o Presidente Lula deu no Ministro da Economia Fernando Haddad, ao sugerir que ele parasse de ler livros e cuidasse da pauta política do Governo. Sobrou, até, para o Vice-Presidente Geraldo Alkmin que foi chamando de vagaroso. Ou seja, um não pode ler e, o outro, tem de andar mais depressa. É mole?
Nós que amamos Anápolis
Não podemos errar na escolha dos futuros representantes (prefeito e vereadores) que governarão a Cidade a partir de 2025. Uma escolha equivocada custará quatro anos de decepções e frustrações. Há tempo suficiente para se analisarem as propostas de cada candidato.
Poderíamos formar uma frente suprapartidária e laica para cobrarmos dos governos Estadual e Federal, a destinação de recursos para projetos importantes, como um hospital público especializado em tratamento de câncer e uma grande central de abastecimento.
Temos o direito de reivindicar a atenção do poder público para o aumento do número de vagas para Educação Infantil (creches) cuja demanda no Município é alta, o que impede a muitas mães de trabalharem por não terem com quem e/ou onde deixarem seu filhos.