Indicações Políticas em Anápolis: Tudo de Araque
Uma espécie de fenômeno social, ou político, ou ambos, tem tomado conta da sociedade, principalmente dos eleitores de Anápolis.
Salvo melhor juízo e com base no que a mídia tem noticiado, quem vai indicar a candidata do Partido Republicanos para disputar a Prefeitura de Anápolis a partir de 2025 é o Governador Ronaldo Caiado. Quem vai indicar o candidato do MDB é o Vice-Governador Daniel Vilela. Quem vai indicar o candidato do PSDB é o ex-governador Marconi Perillo. Quem vai indicar o candidato do PSD é o Senador Vanderlan Cardoso. Quem vai indicar o candidato do PL é o ex-presidente Jair Bolsonaro.
As perguntas que não querem calar são: e o povo de Anápolis, vai indicar quem? Os diretórios municipais vão indicar quem? As lideranças políticas locais vão indicar quem? Ou já estaria tudo arranjado, tratado em Goiânia e em Brasília, sem darem a mínima satisfação aos anapolinos?
Quantas saudades dos tempos em que os anapolinos escolhiam seus candidatos, votavam livremente e tinham autoridade para cobrar. Tudo mudou. Agora é goela abaixo, imposição pura.
Já estão a pensar é nas eleições de 2026. “E o povo? Ora, o povo…” (Maria Antonieta, Rainha Consorte da França – 1774).
Obs: De araque, segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa, quer dizer “pessoa ou coisa falsa, insignificante, sem valor”.
Aviso aos devedores
O Governo de Goiás emitiu um alerta para mais de 424 mil motoristas com débitos em aberto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O comunicado foi publicado no Diário Oficial do Estado e serve como cautela para que os usuários não sejam incluídos no Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. Ou seja: inadimplentes. O arquivo com os nomes dos devedores é composto por proprietários de veículos que não pagaram alguma parcela ou o valor total do IPVA no exercício de 2023. Segundo a Secretaria da Economia, este valor chega a 350 milhões de reais. Os interessados terão até o próximo dia 28 para regularizarem suas situações.
Tem político em Anápolis que se sente, hoje, como copo descartável. Ou seja: foi útil enquanto durou. Depois de (muito) usado, acabou na lata de lixo, como se nunca houvesse existido. Esta coluna, sempre, alertou: política é para político. Não tem espaço para amadores. E, pelo que consta, novas e sensíveis decepções estão a caminho.
Goiás foi destaque no Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil, realizado de 27 a 30 de junho em Araxá, Minas Gerais. Os goianos conquistaram um troféu de Prata e um de Bronze. O troféu Ouro foi para a Argentina. O evento teve o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Goiás desbancou Minas Gerais, tradicional produtor de queijos.
Esta semana mais uma criança quase morreu em Anápolis, após ter o pescoço cortado por uma linha com cerol (mistura de vidro e cola) utilizada para empinar pipas. O caso se somou a tantos outros que ocorreram ao longo do tempo, sem que se encontre uma forma de se impedir esta prática abominável, exercida por crianças e, pasmem, por adultos também.
Grandes devedores
O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de Goiás enviou cartas aos maiores devedores do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) de Goiás, convidando-os a negociar as condições de pagamento dos respectivos débitos tributários. O montante total dos débitos de todas as empresas convidadas à negociação supera cinco bilhões de reais em tributos sonegados ou não pagos por quaisquer motivos.
Assembleia produtiva
A Assembleia Legislativa de Goiás divulgou o balanço de deliberações do primeiro semestre de 2024. Foram mais de mil processos apreciados, incluindo medidas dos três Poderes, vetos e requerimentos. Projetos sobre a transformação das Microrregiões de Saneamento Básico em autarquias e o plano de carreira dos docentes da UEG foram discutidos. A norma da LDO para 2025 foi autorizada.
Festa cultural
A Universidade Estadual de Goiás realizará o Festival de Cultura 2024, de 16 a 17 de agosto, em Anápolis. Promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, o evento é gratuito. Com o tema “Saberes, Ancestralidade e Diversidade”, celebra a diversidade universitária, promovendo música, literatura, audiovisual, dança, teatro e fotografia. Discentes, docentes e comunidade externa participarão.
Reflexos dos temporais
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou o projeto de lei que suspende, por 180 dias, o pagamento de dívidas de crédito consignado para aposentados e pensionistas afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. O PL 1.815/2024, do senador Paulo Paim (PT-RS), obteve relatório favorável da senadora Zenaide Maia (PSD-RN) e segue para a Câmara dos Deputados.
Novo visual
O Distrito Agro Industrial de Anápolis ganhou uma nova iluminação no eixo central (GO 330) com lâmpadas LED, melhorando a claridade e segurança. O pavimento do DAIA também foi reconstituído, garantindo mais confiabilidade para o tráfego. Segundo o Governo do Estado, outros investimentos estão a caminho, revitalizando a área que estava abandonada.
Fim de ciclo
A menos de seis meses do fim da administração do Prefeito Roberto Naves, surgem preocupações entre os ocupantes de cargos comissionados. Muitos estão na administração há mais de sete anos, e uma eventual saída pode causar desconforto, pois esses servidores teriam mudanças substanciais em suas rotinas. Mudança de governo sempre provoca alterações no funcionalismo.
Terapia ocupacional
A Polícia Penal de Goiás inaugurou um galpão multifuncional na Unidade Prisional Regional de Goianápolis, para cursos de capacitação e trabalho de costura industrial para reeducandos. Além do galpão, foram entregues adequações nas instalações do cartório, sala de monitoramento, direção e enfermaria, além de colchões e camas para os servidores. As obras custaram 69 mil reais.