Eminência parda
Uma éminence grise (francês para “eminência parda”) é um poderoso assessor ou conselheiro que atua nos bastidores ou na qualidade não pública ou não oficial. A História mostra que esta frase se referia, originalmente, a François Leclerc du Tremblay, o “braço direito” do cardeal Richelieu. Leclerc era um frade capuchinho que ficou famoso por seus trajes bege (a cor bege foi denominada “parda” na época). Embora Leclerc nunca alcançasse o posto de cardeal, aqueles ao seu redor se dirigiam a ele como tal, em deferência à influência considerável deste frade “pardo” sobre Sua Eminência, o Cardeal. Em política, eminência parda é o nome que se dá quando determinado sujeito não faz parte, oficialmente, do governo, mas tem poderes iguais aos legítimos componentes do grupo. Às vezes, até mais. A eminência parda, ainda, pode utilizar qualquer tipo de influência para exercer o seu poder. Há quem diga que existem eminências pardas em circulação por aí… Será?
Fator surpresa
Há coisas que acontecem em Anápolis e que só acontecem em Anápolis. Um homem que teve seu veículo furtado em junho, procurou o 28º Batalhão da Polícia Militar na semana passada, para pedir ajuda ao descobrir que o citado veículo, um GM/Corsa Sedan preto, era anunciado no Facebook Marketplace pelo valor de R$ 4.500 reais. Ele relatou que passou a negociar com o vendedor por meio de telefone, sendo marcada a possível transação. De posse dessas informações, a equipe policial se deslocou até o Jardim Bom Clima, onde visualizou o veículo estacionado. Um homem que guardava o carro, disse que estava em negociações para comprá-lo de outro sujeito. E, apontou a casa do “vendedor”. Este, ao ver a viatura da PM, fugiu pulando vários muros. O caso está nas mãos da Polícia Civil.
Bichos e pessoas
Moradores das imediações do Parque “Antônio Marmo Canedo” (Parque da Matinha), n Bairro Maracanã, estão preocupados com o aparecimento, cada vez mais constante, de animais silvestres que invadem seus quintais à procura de comida. O maior número é de micos (minúsculos primatas) que ultrapassam muros, atravessam ruas e buscam alimentação. Esta ‘invasão dos bichos’ tem como causa natural a falta do opções de comida em seus habitats naturais e não se resume, apenas, ao Parque da Matinha. O Central Park Onofre Quinan, também, abriga várias espécies de mamíferos e répteis que deixam os limites da mata e saem à procura de comida. É bom que se adotem medidas de controle, sob pena de a situação se agravar. Recentemente, uma criança de 10 anos foi mordida por um macaco-prego no Central Park.
Insensatez predominante
A indiferença que se viu nos últimos dias em Goiás, com a greve dos médicos que atendem no DETRAN é algo fora do comum. Independentemente do mérito da questão, o que está em jogo é o bem coletivo. Milhares de pessoas sem poderem dirigir seus veículos (a maioria depende deles para trabalhar) estão impedidas de assim o fazer, sob pena de incorrerem em infrações de trânsito, inclusive em acidentes. Pessoas inabilitadas não podem dirigir, diz a lei. Não se discute o direito que os profissionais têm de serem remunerados de acordo com os limites legais. Todo trabalhador tem a prerrogativa de reivindicar melhorias salariais e melhores condições de trabalho. O que não se concebe é que, por uma distensão entre Governo e médicos, milhares de famílias fiquem prejudicadas. Sobra razão e falta governo. Até quando?
Corações doentes
Últimos dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde, em 2022 (são os números mais recentes), estimam que 19,8 milhões de pessoas morreram em decorrência de doenças cardiovasculares, o que representa, aproximadamente, 32% de todas as mortes no mundo. Desses óbitos, 85% foram causados por infarto e acidente vascular cerebral (AVC), sendo que mais de três quartos ocorreram em países de baixa e média renda. Segundo o Ministério da Saúde, doenças cardiovasculares, principalmente o Infarto Agudo do Miocárdio, representam a primeira causa de mortalidade no Brasil, com mais de 350 mil óbitos, o que equivale a uma morte em cada cinco a sete casos. Já as fatalidades por AVC registraram 85.065 (2024); 84.931 (2023) e 87.749 (2022). Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) gasta mais de um bilhão de reais, por ano, com procedimentos cardiovasculares.
Amor com hora marcada
Um condomínio residencial localizado em São José, município da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, se tornou alvo de intensa repercussão nas redes sociais, após a divulgação de uma norma que proíbe relações sexuais entre os moradores a partir das dez da noite. A medida que, rapidamente, viralizou, dividiu opiniões e levantou debates sobre os limites do regulamento condominial e o direito à intimidade. A regra teria sido aprovada em assembleia condominial após sucessivas reclamações de moradores sobre barulhos noturnos, o que incluía gemidos, batidas de cabeceira e conversas em volume considerado excessivo. Nas redes sociais, a norma foi apelidada de “toque de recolher do amor”, expressão que ganhou força e impulsionou ainda mais a repercussão do caso.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.