Vizinhança preocupante

Localizado no Norte da América do Sul, a Venezuela, cujo presidente, Nicolas Maduro, foi capturado e levado para os Estados Unidos, faz fronteira terrestre com o Brasil, a Colômbia e a Guiana. A fronteira com o Brasil tem cerca de 2,2 mil quilômetros e passa pelos estados do Amazonas e Roraima. O país é conhecido por seu litoral turístico e pela alta produção de petróleo, já que possui uma das maiores reservas mundiais do recurso. Por conta dessa extensa faixa fronteiriça, e, a depender dos desdobramentos da situação no país vizinho, o Governo Brasileiro teme uma invasão em massa uma vez que, de momento, é praticamente impossível fiscalizar toda a divisa entre os dois países. O remédio é esperar…
Despedida

Na véspera da passagem do ano (30 de dezembro) Anápolis se despediu de uma de suas mais ilustres magistradas em todos os tempos. A pioneira juíza aposentada Terezinha Urany de Castro. Além de Anápolis, ela atuou em diversas outras comarcas de Goiás. Doutora Terezinha foi, ainda, promotora de justiça e, após aposentar-se da magistratura continuou a trabalhar como advogada. Seu sepultamento aconteceu no Cemitério São Miguel, na presença de familiares e amigos.
A UFG e a China
Em missão acadêmica na China, a Universidade Federal de Goiás atuou para ampliar a cooperação internacional em áreas estratégicas para o desenvolvimento social, científico e tecnológico. A delegação discutiu possibilidades de financiamento e cooperação para dois projetos estruturantes de desenvolvimento social. O primeiro prevê a criação de um centro de cirurgia robótica na UFG, com foco no SUS. A proposta combina atendimento à população com formação e capacitação de profissionais de saúde, contribuindo para a interiorização de serviços de alta complexidade no Brasil. O segundo busca expandir as ações do Centro de Inovação Social para o Brasil Central, transformando-o em um escritório de consultoria técnica para viabilizar joint ventures entre empresas chinesas e brasileiras, com foco na tropicalização e produção local de máquinas voltadas à agricultura familiar.
Presos produtivos
Um bom exemplo que veio do sistema prisional de Goiás. A mão de obra de aproximadamente 150 custodiados que executam atividades na Seção Industrial do Complexo Penal “Daniela Cruvinel”, proporcionou a confecção de 4.500 kits de uniformes. Os itens serão distribuídos entre a população carcerária que cumpre pena nas 85 Unidades de Polícia Penal. Cada kit é composto por uma calça, duas camisetas e duas bermudas. A confecção dos produtos visa assegurar o suporte material previsto pela Lei de Execução Penal. A elaboração das peças favorece a formação profissional dos detentos, além de proporcionar renda e aprendizado técnico aos participantes. Os custodiados que trabalharam na produção das peças serão beneficiados com a remição da pena por tempo de trabalho, conforme determina a Lei de Execução Penal.
Os deputados e o som
Foi aprovado, na última sessão deliberativa de 2025, o projeto de lei de autoria conjunta dos deputados Amilton Filho (MDB), Bruno Peixoto (UB) e Coronel Adailton (SD) que disciplina o uso de som automotivo em Goiás. A matéria, agora, só depende de sanção da Governadoria para virar lei. O objetivo da proposta é assegurar a proteção ao sossego público, à saúde humana, ao meio ambiente e ao bem-estar coletivo. A iniciativa surgiu diante do aumento de reclamações relacionadas a ruídos excessivos, especialmente em áreas residenciais, o que reforça a necessidade de normas claras e eficazes. O texto incrementa os parâmetros gerais de proteção ambiental e saúde pública de competência do Estado e, ao mesmo tempo, harmoniza o uso responsável do som automotivo sob a autoridade dos municípios, titulares da expedição de autorizações para eventos e controle do uso do solo, respeitando-se os direitos fundamentais da coletividade. O projeto prevê a exigência de alvará de autorização para eventos, ou, licença provisória municipal a fim de se evitarem situações improvisadas que geram conflitos comunitários, além de garantir maior segurança jurídica aos organizadores. Muito bom…
Compras (e vendas) de Natal
O varejo brasileiro registrou crescimento nominal de 2,6% no Natal de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado. Em média, o brasileiro gastou R$ 107,81 por compra. Os homens fizeram a maior parte das operações: 53,6%. O maior volume delas foi feito no varejo físico (54%). Já as mulheres foram as maiores compradoras do e-commerce com 52,5% das transações. Apesar de haverem feito a maioria das transações online, elas gastaram menos que os consumidores do gênero masculino. Enquanto o valor médio deles foi de 163,11; as mulheres fizeram compras médias de R$ 126,07.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.




