Leia também: Boa notícia! Aposentados e pensionistas terão 13º antecipado
A medida impactará apenas o credor do documento, ou seja, aquele que receberá o dinheiro no mesmo dia. Para o pagador do boleto, nada mudará em relação aos procedimentos atuais. Entretanto, no caso de e-commerce, por exemplo, a Febraban acredita que a novidade trará benefícios tanto para o comércio quanto para os compradores, agilizando o processo de entrega de mercadorias e serviços.
A modernização desta modalidade de pagamento faz parte de um projeto mais amplo e envolverá 136 instituições bancárias. Segundo Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban, “No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0”.
O Papel dos Boletos Bancários
Desde 1994, os boletos bancários são amplamente utilizados por bancos e clientes para o recebimento de valores referentes a diversos tipos de transações, como mensalidades escolares, condomínios, planos de saúde, financiamentos e outros pagamentos. Em 2023, os bancos registraram 4,2 bilhões de transações realizadas via boletos, totalizando R$ 5,8 trilhões.
Qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar uma cobrança por meio de boletos bancários, bastando ter uma conta bancária e contratar o serviço diretamente no banco onde possui a conta.