VERSÃO FLIP
terça-feira, 9 de dezembro, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
terça-feira, 9 de dezembro, 2025
Contexto

Bolsonaro manda recado; Márcio Corrêa anuncia recriação da Secretaria de Cultura

de Claudius Brito
24 de fevereiro de 2025
em Contexto Político
Reading Time: 6 mins read
0 0
A A
0
Contexto Político

Já ter fervura no caldeirão político de 2026. O ex-presidente Jair Bolsonaro manda recados nas redes sociais. Na Alego, o presidente Bruno Peixoto (UB) encheu a bola de Daniel Vilela (MDB) que, por sua vez, encheu a bola do patrão, o governador Ronaldo Caiado. Nada por acaso. Em Anápolis, o prefeito Márcio Corrêa (PL) anunciou a recriação da Secretaria Municipal de Cultura.

Recriando a Cultura

Durante o 1º Fórum de Cultura de Anápolis, o prefeito Márcio Corrêa (PL) anunciou a recriação da Secretaria Municipal de Cultura, setor hoje que está ligado à pasta de Integração, como uma diretoria. Segundo ele, será uma secretaria com autonomia, com pessoas técnicas e recursos.

No seu discurso, Corrêa sinalizou que a Prefeitura não deverá realizar o Arraiana, não pelo menos da forma como era realizado o evento, com pagamento de altos cachês para artistas já consolidados.

A proposta é priorizar os artistas locais. A reforma administrativa deve trazer também de volta ao organograma da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Esportes, hoje, também, sob o guarda-chuva da Integração.

Essas mudanças deverão ocorrer via de projeto a ser enviado à Câmara Municipal.

Recado para quem?

O ex-presidente Jair Bolsonaro usou as suas redes sociais para mandar um recado, acerca da denúncia da PGR que pode transformá-lo em réu em processo sobre tentativa de golpe de Estado.

Na postagem, ele diz: “O mundo está atento ao que se passa no Brasil. O truque de acusar líderes da oposição democrática de tramar golpes não é algo novo: todo regime autoritário, em sua ânsia pelo poder, precisa fabricar inimigos internos para justificar perseguições, censuras e prisões arbitrárias. É assim na Venezuela, onde Chávez e Maduro acusavam oposicionistas de golpistas. É assim na Nicarágua, em Cuba e na Bolívia. É assim em todo o mundo. A cartilha é conhecida: fabricam acusações vagas, se dizem preocupados com a democracia ou com a soberania, e perseguem opositores, silenciam vozes dissidentes e concentram poder”.

Respingos para 2026

Não há dúvida de que os acontecimentos em curso, envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, irão influenciar no processo eleitoral do ano que vem, quando o país terá novas eleições presidenciais.

Mesmo se não for candidato (nesse momento, Bolsonaro ainda está inelegível), obviamente que seu grupo vai estar presente e, certamente, ainda com motivação maior para a busca de derrotar o PT. Se for assim, mais uma vez teremos uma eleição altamente polarizada, com o bolsonarismo e o lulismo. Assim, já dá para antever que o debate político em 2026 será quente. Muito quente!

E aí, sempre aparece aquela interrogação sobre o espaço para a chamada Terceira Via.

2026 vem aí…

Na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, o presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB) exaltou as qualidades do governador em exercício, Daniel Vilela (MDB), sinalizando que o mesmo está pronto para os desafios do futuro de Goiás (Leia-se, disputar a governadoria em 2026).

Daniel Vilela, por sua vez, exaltou as qualificações do governador Ronaldo Caiado (UB) e sinalizou que o Brasil está pronto para ter, pela primeira vez, um goiano presidindo o país. Fato é que 2026 já está batendo nas portas e o debate já começa a ganhar corpo.

Parece que ainda é cedo, mas as articulações já começam a acontecer e, claro, tem muita água para rolar debaixo da ponte.

Missão na Índia

Aguarda-se a chegada do ex-prefeito Roberto Naves e da primeira-dama, Vivian Naves, para ver o que eles trarão na bagagem da viagem à Índia com a missão liderada pelo governador Ronaldo Caiado.

Há poucos dias, o deputado Amilton Filho, comentou sobre a não presença do prefeito Márcio Corrêa na comitiva, dizendo que a pauta montada para o encontro não continha nenhum projeto relativo ao município de Anápolis, ao contrário de Rio Verde e Itumbiara, que tinham protocolos já em vias de serem firmados.

Assim sendo, é aguardar para se saber o que de fato a missão trará de resultados positivos.

Em tempo: Naves foi representando o setor produtivo e a deputada Vivian Naves, o parlamento goiano, junto com outros quatro parlamentares.

Leia ainda: Caiado anuncia lançamento de pré-candidatura à Presidência da República

  • Ao comentar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas, o presidente Lula afirmou que, no Brasil, todos têm garantido o direito à presunção de inocência. E, caso seja provada a culpa, terão que pagar pelos erros cometidos.
  • No dia seguinte à denúncia da PGR contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, não houve repercussão na Câmara Municipal, nem do lado da direita e nem da esquerda, sobre esse fato político.
  • Na Assembleia Legislativa teve discursos de deputados da bancada do PT destacando as conquistas do governo Lula e teve o contraditório com os discursos dos deputados Amauri Ribeiro (UB) e Major Araújo (PL). Este último, contestando a decisão da PGR.
  • A Câmara Municipal de Anápolis foi palco de uma sessão solene em celebração aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores. A iniciativa partiu do vereador Rimet Jules (PT) e teve presença de várias lideranças da legenda em nível regional e nacional. Notada a ausência do vereador professor Marcos (PT).
  • Na Alego, o deputado estadual Antônio Gomide voltou a fazer cobrança em relação à “situação calamitosa” do Hospital Estadual de Anápolis (Heana). Requerimento foi endereçado para o secretário de Saúde, Rasível dos Reis.
Rótulos: capa

Mais Artigos

Contexto Político

Disputa entre poderes e movimentações nos partidos

de Claudius Brito
5 de dezembro de 2025
0

A harmonia entre os poderes da República passa por abalos recentes. No PL, arestas estão sendo aparadas entre Michele Bolsonaro...

Contexto Político

Um histórico ruim de presidentes presos

de Claudius Brito
28 de novembro de 2025
0

Quatro mandatários, na história recente do país, foram presos: Lula, Michel Temer, Fernando Collor e Jair Bolsonaro. Um histórico ruim...

Contexto Político

PL, Câmara, emendas e bastidores da política

de Claudius Brito
21 de novembro de 2025
0

A sinalização do senador Wilder Morais (PL), de que deverá disputar a sucessão do governador Ronaldo Caiado deixa interrogações. Está...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: Reprodução

    Caravana da Coca-Cola ilumina Anápolis nesta quarta (03); confira o trajeto

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Tribunal de Justiça promove leilão com mais de 400 veículos, vários de luxo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Beyoncé aciona a Justiça contra o filme de Jair Bolsonaro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Ninguém lidera e nem constrói sozinho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Anel Viário do DAIA, novela comprida que está perto de acabar

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui