O Brasil registrou um marco histórico na produção de veículos em 2024, alcançando a marca de 2,5 milhões de unidades fabricadas. Conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), esse número representa um aumento de 9,7% em relação ao ano anterior. Com isso, o Brasil reassumiu a 8ª posição mundial, superando a Espanha.
Os emplacamentos de veículos leves e pesados somaram 2,6 milhões, a melhor performance desde 2014, evidenciando uma alta de 14,1%.
Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, destacou nas redes sociais que este resultado reflete a confiança no governo do presidente Lula e esforços como o programa Mover, voltado para criar empregos e fomentar a economia.
Crescimento do mercado interno
A Anfavea relatou que o mercado brasileiro foi o que mais cresceu globalmente em 2024, com um aumento no ritmo de vendas que não era visto desde 2007. As vendas de veículos leves, novos e usados, chegaram a 14,2 milhões, o melhor resultado histórico, com uma média diária de 10,4 mil unidades vendidas. Este forte desempenho foi alimentado por uma demanda reprimida, segundo Márcio de Lima, presidente da Anfavea, devido às melhores condições de crédito.
Em termos de exportações, o Brasil embarcou 398,5 mil automóveis para diversos países, com destaque para Argentina e Uruguai. O setor de importações também cresceu, registrando seu melhor desempenho em uma década, com 466,5 mil veículos importados. As concessões de crédito para veículos novos e usados aumentaram 36%, refletindo a recuperação contínua da demanda.
O programa Mover, iniciativa do governo, visa incentivar a inovação e descarbonização dos transportes. Ele fornece crédito a empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento tecnológico local. Os créditos, que variam de R$ 0,50 a R$ 3,20 por real investido, são proporcionais ao conteúdo de inovação brasileira nos projetos. As empresas que não cumprirem os investimentos planejados são obrigadas a devolver os recursos. A Anfavea projeta ainda mais crescimento para 2025, com uma expectativa de vendas de 2,8 milhões de veículos.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.