País registra 35 pontos e fica abaixo da média
O Brasil manteve em 2025 a mesma colocação no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), divulgado na quarta-feira (11) pela ONG Transparência Internacional. No ranking global, que inclui 182 países e territórios, o país ficou na 107ª posição, com 35 pontos numa escala de 0 a 100, resultado estagnado em relação ao ano anterior.
O IPC é construído com base em análises de até 13 fontes independentes que avaliam práticas corruptas e mecanismos de prevenção no setor público.
Pontuação e comparação internacional
Com 35 pontos, o Brasil permanece abaixo da média global (42 pontos) e da média das Américas, e distante de países com melhores desempenhos, como Dinamarca (89 pontos), Finlândia (88) e Cingapura (84). Países como Sri Lanka apresentaram pontuação semelhante à brasileira, enquanto Argentina, Belize e Ucrânia ficaram apenas um ponto à frente.
Casos citados no relatório
O relatório de 2025 cita investigações envolvendo desvios em órgãos públicos e fraudes bancárias associadas ao Banco Master, indicando fragilidades institucionais. A rejeição da “PEC da Blindagem” também é mencionada, mas o país segue estagnado no ranking.
Histórico do Brasil
Desde 2012, o Brasil não recuperou as melhores pontuações, que chegaram a 43 pontos, e continua no grupo de países com desafios estruturais na percepção de integridade no setor público. A Controladoria-Geral da União (CGU) afirmou que o aumento das investigações e da transparência não significa mais corrupção, mas maior capacidade de enfrentamento.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.



