O Brasil caiu uma posição no ranking de Competitividade Digital realizado pelo IMD (sigla em inglês para a Escola de Negócios da Suíça, o International Institute for Management Development). Na listagem do último ano, o país aparecia na 51ª posição e, na de 2022, foi cotado na 52ª colocação. A escola busca medir quão bem as economias exploram novas tecnologias, analisando 54 critérios, divididos em 3 grandes grupos: prontidão futura, conhecimento e tecnologia.
A liderança na lista ficou com a Dinamarca, em grande parte devido ao “excelente desempenho na preparação para o futuro” e no “nível de preparação do país para explorar a transformação digital”. Estados Unidos e Suécia completam o pódio do ranking de Competitividade Digital. O final da lista, composta por 63 países, ficou com a Venezuela.
Inscrições abertas para 2ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua
Neste ano, dois novos critérios foram incluídos na listagem: “Capacidade de segurança cibernética do governo” e “Proteção de privacidade por lei”. Em comunicado, a escola disse que eles foram acrescentados porque “a globalização, os avanços no campo das tecnologias digitais e a pandemia global, juntos, tornaram as economias mais interconectadas e transferiram ainda mais partes de nossos negócios e interações pessoais para a internet, aumentando enormemente os ataques cibernéticos”.
Conforme o instituto, uma das maiores descobertas da edição de 2022 foi que “os governos e o setor privado precisam proteger sua infraestrutura digital contra ataques cibernéticos se quiserem continuar na corrida por economias digitalmente competitivas”.
Os primeiros colocados do ranking
- 1º – Dinamarca;
- 2º – Estados Unidos;
- 3º – Suécia;
- 4º – Cingapura;
- 5º – Suíça;
- 6º– Holanda;
- 7º – Finlândia;
- 8º – Coreia do Sul;
- 9º – Hong Kong;
- 10º – Canadá.
Os últimos colocados do ranking
- 52º – Brasil;
- 53º – Jordânia;
- 54º – Turquia;
- 55º – México;
- 56º – Filipinas;
- 57º – Peru;
- 58º – África do Sul;
- 59º – Argentina;
- 60º – Colômbia;
- 61º – Botsuana;
- 62º – Mongólia;
- 63º – Venezuela.