Novo dispositivo combina lâminas de látex e luz LED para tratar úlceras crônicas e evitar amputações.
Inovação
Pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), sob coordenação da professora Suélia Rodrigues, desenvolveram o projeto chamado Rapha — um equipamento que acelera a regeneração de tecidos em feridas do chamado pé diabético.

Tecnologia
O aparelho une lâminas de látex natural, que possuem propriedades cicatrizantes, com emissores de luz LED, aplicados diretamente nas lesões. Assim, ele estimula a regeneração tecidual de forma prática e segura, inclusive em uso domiciliar.
Essa complicação é uma das causas principais de amputações entre pessoas com diabetes, gerando graves consequências para a saúde e qualidade de vida dos pacientes.

Produção
A fabricação ficará a cargo da empresa Life Care Medical, parceira do projeto, que já obteve certificação local e aguarda registro final junto à agência reguladora.
Mercado
Se aprovada pela agência reguladora, o dispositivo pode chegar ao mercado ainda neste semestre, oferecendo uma alternativa acessível aos tratamentos caros e muitas vezes ineficazes.
Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.



