Devido à presença de muitas propriedades rurais próximas nos distritos, além da visita dos agentes às residências, um posto fixo estará disponível na unidade básica de saúde. Isso permitirá que os proprietários das chácaras recebam a vacina para seus animais. É importante que levem uma vasilha com gelo para garantir a conservação do imunizante.
Além dessa ação descentralizada, a Prefeitura disponibiliza três postos fixos para vacinação antirrábica em Anápolis: Centro de Controle de Zoonoses, Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica) e Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera. Cada local possui um cronograma de atendimento específico.
A vacina antirrábica não apresenta restrições para fêmeas prenhas ou cães idosos. A raiva, doença infecciosa viral aguda e incurável, pode ser transmitida por mamíferos, incluindo cães e gatos, podendo levar à morte. Os sintomas incluem salivação excessiva, paralisia, falta de apetite, agressividade e alterações de comportamento. É fundamental vacinar os animais para prevenir a propagação da doença.
Postos fixos para vacinação antirrábica:
– Centro de Controle de Zoonoses: segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
– Clínica Veterinária da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica): segunda a quinta-feira das 13h30 às 17h30.
– Clínica Veterinária da Faculdade Anhanguera de Anápolis: segunda a sexta-feira das 9h às 18h.