Uma ação dos moradores do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, chamou atenção nas redes sociais. Com o intuito de evitar que sejam roubados e que tenham seus vidros quebrados, os motoristas da região estão deixando aberto o porta-malas de seus veículos.
O número de arrombamentos de carros aumentou no estado norte-americano. Informações locais afirmam que, em 2021, houve um aumento de 32% nos furtos de veículos em comparação com o ano anterior. Em geral, na Califórnia, há uma onda crescente de crimes que incluem saques em carros parados e em lojas.
Uma foto vista nas redes sociais mostrava dois SUVs estacionados lado a lado, na Baía de São Francisco, com os porta-malas abertos e nenhum dono à vista. A cena indicava ser aquele o único recurso dos motoristas para evitarem, pelo menos, o vandalismo em seus veículos. Parisa Hemmat, dona de uma loja de flores em Oakland, na Califórnia, deixou a porta traseira de seu SUV aberta para mostrar aos possíveis ladrões que não há nada para roubar no veículo. “Não há nada em meu carro e eles [os ladrões] podem ver que não há nada para levar”, disse.
Prazo para dose de reforço contra a Covid-19 é encurtado em Anápolis
As autoridades locais não veem com bons olhos essa tática. Para o oficial de informação pública do Departamento de Polícia de São Francisco (SFPD), Adam Lobsinger, não é assim que funciona a prevenção ao crime. “As pessoas devem apenas se certificar de que não deixaram nada de valioso no carro e que ele está trancado. Caso ocorra uma invasão, elas devem denunciar à polícia e, assim, contribuir com dados para a identificação dos focos de crime. O que, por sua vez, leva a mais ações policiais naquela área”, explica.
(Com informações de Olhar Digital)