VERSÃO FLIP
segunda-feira, 5 de janeiro, 2026
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
segunda-feira, 5 de janeiro, 2026
Contexto

Câmara aprova data-base dos servidores e cota para gastos dos vereadores

de Claudius Brito
27 de fevereiro de 2025
em CÂMARA MUNICIPAL
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Imagem: Claudius Brito

Imagem: Claudius Brito

Sessão extraordinária na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (27/2) teve casa cheia com servidores, debates acalorados e propostas da data-base dos servidores municipais e da cota de gastos dos gabinetes dos vereadores.

A Câmara Municipal reuniu-se em sessão extraordinária nesta quinta-feira (27/02), para apreciar e deliberar sobre três matérias da convocação, sendo um projeto oriundo do Poder Executivo e dois da Mesa Diretora.

O projeto do Executivo é o Projeto de Lei Ordinária (PLO-049/2025), remetido à casa pelo prefeito Márcio Corrêa, dispondo sobre a atualização da data-base dos servidores da Administração Direta, Autarquias e Fundacional do Município.

Os projetos da Mesa Diretora foram o Projeto de Lei Ordinária (PLO-050/2025), que institui a Cota para o Exercício de Atividade Parlamentar-CEAP, no âmbito da Câmara Municipal.

E o Projeto de Lei Complementar (PLC-051/2025), que altera a Lei Complementar nº 547, de 28 de dezembro de 2023, que dispõe sobre a estrutura organizacional e administrativa do Poder Legislativo. Esse projeto foi retirado da pauta logo no início da sessão.

O projeto da data-base foi bastante discutido na casa pelos vereadores. O texto original trouxe a proposta de ajustamento de 4,83%, utilizando o indicador do IPCA para a correção inflacionária.

Na justificativa da matéria, o prefeito Márcio Corrêa destaca que “tal medida visa cumprir o compromisso da Administração com a valorização e o respeito aos servidores, observando os princípios legais que norteiam o serviço público e promovendo a devida atualização dos vencimentos”.

Em relação ao projeto da data-base, o vereador Rimet Jules (PT) assinalou que a proposta estabelece diferenciação entre servidores e apenas faz a reposição inflacionária. Ele indagou o motivo de o Executivo não dar a isonomia de 6,27% dos professores. Ele, entretanto, manifestou voto favorável para que o servidor possa receber dentro desse mês com os 4,83 de recomposição.

O vereador Suender Silva (PL), base do prefeito disse que é favorável ao reconhecimento do servidor e disse que a categoria deve manter sua luta para conquistas futuras.

O vereador Marcos Carvalho (PT) disse que o aumento é um avanço, “mas tem muito para ser conquistado”. O vereador Jakson Charles (PSB), assinalou a necessidade de os servidores da Administração Direta possam buscar seu piso próprio dentro do plano de carreira. Ele também disse ser necessário ter “consonância entre os sindicatos”.

O líder do Executivo, vereador Jean Carlos (PL) falou do compromisso de realizar o cumprimento da data-base e que haverá um trabalho para que haja ganho real e a valorização da categoria. Segundo ele, era vontade fazer a isonomia, “mas isso no momento não foi possível”, pontuou, por conta da falta de disponibilidade financeira. Ele também enfatizou a necessidade de uma comissão se debruçar para rever os planos de carreiras de todos os servidores, não apenas na questão da remuneração. “Nós reconhecemos que o servidor é peça fundamental para a boa prestação do serviço público”, afirmou.

O vereador Domingos Paula (PDT), considerou que não houve reajuste e que o Executivo “fez a obrigação”. Ele, entretanto, adiantou votar favoravelmente por entender a questão financeira da Prefeitura. “Estou temeroso com esse início da gestão”, frisou.

A vereadora e presidente da Casa, Andreia Rezende, afiançou que “as portas estão abertas para o diálogo” com os servidores.

Também se manifestaram a vereadora capitã Elizete (PRD), João da Luz (Cidadania), Divino Antônio Santa Cruz (PSD),

O debate esquentou no encaminhamento de votos, com um embate nos discursos dos vereadores Rimet Jules e Jakson Charles. Mas a votação garantiu o placar necessário à aprovação do projeto por maioria absoluta e uma emenda aprovada da mesma forma sem objeções.

Projeto da cota

A proposta foi colocada e não houve discussão, sendo a proposta aprovada pela unanimidade dos vereadores presentes com uma emenda, também acolhida por unanimidade.

De acordo com o texto, a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar corresponderá ao percentual máximo de até 50% (cinquenta por cento) do subsídio percebido pelo vereador, cujo valor será periodicamente definido por meio de portaria da Presidência, atendendo ao orçamento e a disponibilidade financeira, e, aplicável de forma igualitária a todos os parlamentares.

O texto traz as diversas modalidades para aplicação dessa cota, bem como os instrumentos para a prestação de contas sobre a sua utilização.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: anápolisCâmara Municipal de AnápoliscapadestaquegoiáspolíticaPortal Contexto

Mais Artigos

Câmara Municipal de Anápolis

Câmara terá sessão extra com vários projetos, com destaque, para o transporte público

de Claudius Brito
22 de dezembro de 2025
0

A Câmara Municipal deverá se reunir na manhã desta terça-feira (23/13), em caráter extraordinário, atendendo convocação feita pelo prefeito Márcio...

Memorial do Legislativo de Anápolis

Memorial do Legislativo traz resgate da história da “casa do povo”. Veja imagens!

de Claudius Brito
16 de dezembro de 2025
0

A Câmara Municipal de Anápolis dá o primeiro passo para ter, futuramente, um museu do Poder Legislativo, resgatando a história...

Andreia Rezende- Presidente da Câmara Municipal de Anápolis

Presidente da Câmara, Andreia Rezende, destaca desafios e avanços 2025

de Claudius Brito
10 de dezembro de 2025
0

Durante pronunciamento no plenário da Câmara Municipal, a presidente da casa, vereadora Andreia Rezende (Avante), fez um apanhado sobre os...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Imagem: IA

    Espelho, espelho meu: existe alguém mais bonito do que eu? – Por Moacir de Melo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Samsung desenvolve patch de suor que monitora glicose sem agulhas

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Isenção maior e novas regras: veja como fica o Imposto de Renda em 2026

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Lei dos aluguéis passa por atualizações e pode gerar multa a inquilinos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Idosa morre em Anápolis após picada de aranha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2025 – Feito com Pyqui