VERSÃO FLIP
sexta-feira, 9 de maio, 2025
  • Entrar
  • Registrar
Contexto
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Contexto
sexta-feira, 9 de maio, 2025
Contexto

Câmara aprova data-base dos servidores e cota para gastos dos vereadores

de Claudius Brito
27 de fevereiro de 2025
em CÂMARA MUNICIPAL
Reading Time: 4 mins read
0 0
A A
0
Imagem: Claudius Brito

Imagem: Claudius Brito

Sessão extraordinária na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (27/2) teve casa cheia com servidores, debates acalorados e propostas da data-base dos servidores municipais e da cota de gastos dos gabinetes dos vereadores.

A Câmara Municipal reuniu-se em sessão extraordinária nesta quinta-feira (27/02), para apreciar e deliberar sobre três matérias da convocação, sendo um projeto oriundo do Poder Executivo e dois da Mesa Diretora.

O projeto do Executivo é o Projeto de Lei Ordinária (PLO-049/2025), remetido à casa pelo prefeito Márcio Corrêa, dispondo sobre a atualização da data-base dos servidores da Administração Direta, Autarquias e Fundacional do Município.

Os projetos da Mesa Diretora foram o Projeto de Lei Ordinária (PLO-050/2025), que institui a Cota para o Exercício de Atividade Parlamentar-CEAP, no âmbito da Câmara Municipal.

E o Projeto de Lei Complementar (PLC-051/2025), que altera a Lei Complementar nº 547, de 28 de dezembro de 2023, que dispõe sobre a estrutura organizacional e administrativa do Poder Legislativo. Esse projeto foi retirado da pauta logo no início da sessão.

O projeto da data-base foi bastante discutido na casa pelos vereadores. O texto original trouxe a proposta de ajustamento de 4,83%, utilizando o indicador do IPCA para a correção inflacionária.

Na justificativa da matéria, o prefeito Márcio Corrêa destaca que “tal medida visa cumprir o compromisso da Administração com a valorização e o respeito aos servidores, observando os princípios legais que norteiam o serviço público e promovendo a devida atualização dos vencimentos”.

Em relação ao projeto da data-base, o vereador Rimet Jules (PT) assinalou que a proposta estabelece diferenciação entre servidores e apenas faz a reposição inflacionária. Ele indagou o motivo de o Executivo não dar a isonomia de 6,27% dos professores. Ele, entretanto, manifestou voto favorável para que o servidor possa receber dentro desse mês com os 4,83 de recomposição.

O vereador Suender Silva (PL), base do prefeito disse que é favorável ao reconhecimento do servidor e disse que a categoria deve manter sua luta para conquistas futuras.

O vereador Marcos Carvalho (PT) disse que o aumento é um avanço, “mas tem muito para ser conquistado”. O vereador Jakson Charles (PSB), assinalou a necessidade de os servidores da Administração Direta possam buscar seu piso próprio dentro do plano de carreira. Ele também disse ser necessário ter “consonância entre os sindicatos”.

O líder do Executivo, vereador Jean Carlos (PL) falou do compromisso de realizar o cumprimento da data-base e que haverá um trabalho para que haja ganho real e a valorização da categoria. Segundo ele, era vontade fazer a isonomia, “mas isso no momento não foi possível”, pontuou, por conta da falta de disponibilidade financeira. Ele também enfatizou a necessidade de uma comissão se debruçar para rever os planos de carreiras de todos os servidores, não apenas na questão da remuneração. “Nós reconhecemos que o servidor é peça fundamental para a boa prestação do serviço público”, afirmou.

O vereador Domingos Paula (PDT), considerou que não houve reajuste e que o Executivo “fez a obrigação”. Ele, entretanto, adiantou votar favoravelmente por entender a questão financeira da Prefeitura. “Estou temeroso com esse início da gestão”, frisou.

A vereadora e presidente da Casa, Andreia Rezende, afiançou que “as portas estão abertas para o diálogo” com os servidores.

Também se manifestaram a vereadora capitã Elizete (PRD), João da Luz (Cidadania), Divino Antônio Santa Cruz (PSD),

O debate esquentou no encaminhamento de votos, com um embate nos discursos dos vereadores Rimet Jules e Jakson Charles. Mas a votação garantiu o placar necessário à aprovação do projeto por maioria absoluta e uma emenda aprovada da mesma forma sem objeções.

Projeto da cota

A proposta foi colocada e não houve discussão, sendo a proposta aprovada pela unanimidade dos vereadores presentes com uma emenda, também acolhida por unanimidade.

De acordo com o texto, a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar corresponderá ao percentual máximo de até 50% (cinquenta por cento) do subsídio percebido pelo vereador, cujo valor será periodicamente definido por meio de portaria da Presidência, atendendo ao orçamento e a disponibilidade financeira, e, aplicável de forma igualitária a todos os parlamentares.

O texto traz as diversas modalidades para aplicação dessa cota, bem como os instrumentos para a prestação de contas sobre a sua utilização.

Junte-se aos grupos de WhatsApp do Portal CONTEXTO e fique por dentro das principais notícias de Anápolis e região. Clique aqui.

Rótulos: anápolisCâmara Municipal de AnápoliscapadestaquegoiáspolíticaPortal Contexto

Mais Artigos

Imagem- Câmara Municipal-Allyne Laís

Vereador destaca lei que unifica uso do Símbolo Internacional de Acessibilidade

de Redação
5 de maio de 2025
0

O vereador Reamilton do Autismo (Podemos) destacou na tribuna, na sessão desta segunda-feira, 5/5, a aprovação no Senado do uso...

Câmara Municipal de Anápolis

Reforma administrativa e mais projetos importantes em sessão extra hoje (30)

de Claudius Brito
30 de abril de 2025
0

A Câmara Municipal de Anápolis se reúne nesta quarta-feira (30/4), em caráter extraordinário, para apreciação de votação de projetos do...

Deputada Flávia Morais- Câmara Municipal de Anápolis

Deputada Flávia Morais coloca-se à disposição de Anápolis e destaca pautas da saúde

de Claudius Brito
14 de abril de 2025
0

A deputada federal Flávia Morais (PDT), esteve na Câmara Municipal de Anápolis na manhã desta segunda-feira (14/4). Na oportunidade, ela...

Carregar Mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eu aceito as Políticas de Privacidade e Uso.

As mais lidas da semana

  • Cardeal Robert Francis Prevost, dos EUA, em 30 de setembro de 2023. — Foto AP/Riccardo De Luca

    Quem é Robert Prevost, novo Papa eleito no conclave?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Auxílio de R$ 1.200 pode substituir o Bolsa Família para mães solo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Fumaça branca no Vaticano confirma eleição do novo Papa

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • GO: Jovem desaparece misteriosamente após sair para o trabalho

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
  • Governo de Goiás abre 94 vagas para diversos níveis com salários de até R$ 10,8 mil

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Twitter 0
Contexto

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui

Institucional

  • Quem Somos
  • Anuncie Conosco
  • Contato

Siga-nos

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha? Registrar-se

Crie sua conta :)

Preencha o formulário para se registrar

*Ao se registrar em nosso site você aceita as nossas Políticas de Privacidade e Uso.
Todos os campos são obrigatórios Entrar

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar
  • Entrar
  • Registrar-se
  • Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Segurança
  • Saúde
  • Educação
  • Emprego
  • Esportes
  • Entretenimento
  • Gastronomia
  • Mulher
  • Geral
  • Opinião
  • Versão Flip
  • Anuncie Conosco
  • Quem Somos
  • Contato
  • Políticas de Privacidade e Uso
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Jornal Contexto de Anápolis. Todos os direitos reservados © 2019 Feito com Pyqui