Sob a condução do presidente da Casa, Dominguinhos do Cedro (PDT), a solenidade destacou a importância fundamental dos comunicadores, considerados parte do “primeiro poder”, por serem responsáveis por levar as notícias da cidade, do país e do mundo aos cidadãos. Além disso, a Mesa Diretiva contou com a presença do vereador Alex Martins (PP), da ex-deputada estadual e diretora da Rádio Manchester Onaide Santillo, do jornalista Vander Lúcio Barbosa, e de Janaína Athayde, esposa do vereador Reamilton.
Durante o evento, o vereador Reamilton e sua esposa Janaina apresentaram um Podcast, com a participação especial do radialista Nilton Pereira, que compartilhou suas experiências de mais de cinquenta anos de trabalho na área da comunicação. Segundo Pereira, receber a honraria da Câmara Municipal foi motivo de grande alegria e valorização profissional.
Onaide Santillo expressou sua gratidão pela lembrança da Câmara, ressaltando a importância dos comunicadores na transmissão de informações precisas e na conexão entre os fatos e a população. Ao todo, quase 200 profissionais receberam certificados de Honra ao Mérito pelos serviços prestados à cidade.
Certificado Antonino Gomes Pinto
As homenagens aos profissionais da imprensa anapolina teve sua segunda edição na noite seguinte, terça-feira (28 de maio). Na solenidade, outros 10 comunicadores locais foram reconhecidos e homenageados com o Certificado de Honra ao Mérito da Comunicação Antonino Gomes Pinto, em uma solenidade realizada no plenário da Câmara Municipal. A iniciativa partiu do vereador Lisieux José Borges (PSB), autor da resolução que instituiu a honraria, destinada a profissionais da comunicação que se destacam em suas áreas de atuação.
O vereador Lisieux ressaltou a importância do reconhecimento do trabalho desses profissionais, destacando Anápolis como um verdadeiro berço de talentos no setor da comunicação. Segundo ele, o Certificado será entregue a cada dois anos, homenageando dez profissionais em diversas áreas, como jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Audiovisual, Design Gráfico, entre outras, bem como aos radialistas e demais profissionais da radiodifusão.
Lisieux Borges lembrou a história de Antonino Gomes Pinto, destacando sua importância para o jornalismo em Goiás nas décadas de 30 e 40. Antonino foi jornalista e escritor influente, além de ser reconhecido como um incentivador da cultura e da política em Anápolis, tendo marcado história com o Jornal A Luta.
Durante a solenidade, Lygia Portenha Borges Ferreira, irmã do vereador Lisieux, participou e falou sobre seu livro “A Memória do PCB em Goiás: A experiência do Jornal A Luta e a formação da cultura comunista em Goiás (1931/1945)”. Ela ressaltou a contribuição do Jornal A Luta como espaço de debates e aglutinação da militância comunista em Goiás, evidenciando a atuação de Antonino Gomes Pinto em Anápolis durante aquele período.