A sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira,6/5, parecia ser tranquila sem projetos polêmicos pautados para apreciação e votação.
Entretanto, a tranquilidade deu espaço a debates acalorados na tribuna, com embates em temas locais e nacionais.
Na tribuna, o vereador Domingos Paula (PDT) atacou a gestão do prefeito Márcio Corrêa (PL), que segundo ele não conseguiu colocar em funcionamento duas unidades de saúde que já estão prontas: o Hospital Georges Hajjar e a que seria a UPA da Mulher.
O que, na época, ele diz, foi cobrança da oposição ao então governo de Roberto Naves.
O vereador José Fernandes (MDB) retrucou dizendo que as referidas unidades não estão funcionando porque não foram entregues em condições adequadas de funcionamento.
O vereador Suender Silva (PL), também na tribuna, falou sobre o escândalo do INSS que, segundo ele, provocou uma sangria bilionária no órgão.
O vereador Rimet Jules (PT), rebateu dizendo que dos nove contratos investigados, sete foram firmados no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O vereador Jakson Charles (PSB) colocou mais gasolina na fogueira e disse que “Pinóquio”, personagem que cresce o nariz quando mente, é o colega Domingos Paula. Esse havia atribuído essa menção ao chefe do Executivo.
Na sua fala, Domingos Paula afirmou haver fila para atendimento na UPA Vila Esperança. Jakson Charles chamou o colega para ir à unidade e fazer a comprovação e quem estiver mentido, abriria mão do seu mandato.
Domingos afirmou que fez referência à fila do Hospital de Urgência e ao não pagamento de servidores da UPA.
Problemas antigos
O líder do prefeito, Jean Carlos (PL) disse que a oposição teve uma “mudança radical” de visão e que os problemas da saúde não são de agora, mas de oito anos atrás. E, segundo ele, o programa Anápolis Investe, da gestão anterior, não teve aplicação dos recursos dentro do que era previsto.
Ele, ainda, disse que o ex-prefeito goza de amizade com o governador Ronaldo Caiado e ter resolvido o problema de superlotação no Heana.
Jean Carlos disse que nesses quatro meses o prefeito “não está escondendo nada e está buscando as soluções”.
O vereador Policial Federal Suender voltou a pedir instalação de uma CPI sobre o programa Anápolis Investe.
O vereador Divino Antônio Santa Cruz disse que tem de se avaliar o que os governos fizeram. Na sua avaliação, o passado fez algumas coisas “mas deixou uma herança ruim nos CMEIs”.
Réplica
Durante a sessão, a presidente Andreia Rezende (Avante) teve de conceder várias réplicas, a fim de garantir resposta aos vereadores citados nos pronunciamentos.
Discussões alongadas sobre questões políticas, faltou espaço para o debate de temas outros de interesses da população.
Mas, como já diria o ex-vereador Mauro Severiano, “parlamento é lugar de parlar”. Ou seja, é lugar de discussão.
Leia também: Anápolis zera fila de espera para cirurgias oncológicas dermatológicas