Após o sucesso da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo cujo público-alvo foram crianças de seis meses a 5 anos de idade, a Prefeitura de Anápolis abre a segunda etapa da mobilização com foco em jovens de 20 a 29 anos até 30 de novembro.
A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Como existe atualmente a transmissão ativa da doença no país, a campanha de vacinação em todo o território nacional torna-se fundamental.
É importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são aplicadas na rede pública o ano todo em brasileiros de até 49 anos, dentro ou fora de surtos. Siga as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para proteger você e sua família desde cedo.
O que é sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Quais são os sintomas do sarampo?
Os principais sintomas do sarampo são:
– febre acompanhada de tosse;
– irritação nos olhos;
– nariz escorrendo ou entupido;
– mal-estar intenso.
Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.
Onde encontra a vacina em Anápolis?
Confira, abaixo, as unidades de saúde onde a vacina estará disponível:
Residencial Arco-Íris
Jardim Arco Verde
Bairro de Lourdes
Bairro das Bandeiras
Bairro Calixtolândia
Vila Fabril
Conjunto Filostro Machado
Jardim Guanabara
Jardim Suíço
Bairro JK
Setor Industrial Munir Calixto
Parque Iracema
Parque dos Pirineus
Bairro Recanto do Sol
Bairro São Carlos
Bairro São José
Bairro São Lourenço
Bairro Santo Antônio
Bairro Jundiaí(Unidade de Saúde Dr. Ilion Fleury Jr.)
Vila União
Vivian Parque Fontes: Dircom/Prefeitura de Anápolis e Ministério da Saúde