O governador Ronaldo Caiado esteve em Anápolis na tarde desta segunda-feira, 23/11, para juntamente com o presidente da CAOA, Mauro Correia, e outros membros da diretoria da montadora, anunciar os investimentos que serão realizados na planta de Anápolis, nos próximos cinco anos, na casa de R$ 1,5 bilhão.
Os investimentos programados pela companhia são um reflexo da lei sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que garantiu a inclusão da região Centro-Oeste na política de incentivos fiscais, garantindo a possibilidade de a empresa ter competitividade, principalmente, em relação aos mercados do Norte e Nordeste do País.

“A CAOA é uma empresa cem por cento nacional, com parceiros no exterior. É uma empresa verde e amarela, que sempre acredita nas suas operações”, comemorou o presidente da montadora, Mauro Correia. Segundo ele, essa crença é que tem levado a companhia a fazer os investimentos. Conforma adiantou, a CAOA já se prepara para colocar mais dois veículos na linha de produção em Anápolis: o Tigo 8 e o Arrizo 6.
“os benefícios fiscais federais nos garantem continuar investindo”, acrescentou Mauro Correia, anunciando o valor de R$ 1,5 bilhão que ocorrerá na planta de Anápolis, projetando a geração de cerca de dois mil empregos diretos e cerca de 20 a 25 mil indiretos nos próximos cinco anos. A intenção é, nesse período, trazer mais 10 carros novos, com modelos novos e renovação, bem como investimento em projeto de eletrificação e novas marcas. E, também, a ampliação de 101 para 150 as lojas de revenda das marcas produzidas pela CAOA- Hyundai e Chery.
Com os investimentos, de acordo com o presidente da CAOA, haverá um “adensamento da cadeia produtiva”, com a redução de custos de logística e a atração de empresas fornecedoras, além de investimentos na formação profissional. “Todos os nossos executivos começaram no chão de fábrica. Isso é um orgulho para nós”, ressaltou Mauro Correia, adiantando que a empresa está fortalecendo a parceria com as universidades goianas, sendo que dois importantes projetos estão em desenvolvimento de patente, nas áreas de combustíveis e eficiência energética.
O prefeito Roberto Naves pontuou em sua fala a importância das parcerias, citando que a própria CAOA fez a doação de dois caminhões que, hoje, ajudam a distribuir cestas básicas, bem como verduras e frutas para a população mais necessitada. Ele também destacou o esforço do governador Ronaldo Caiado, em trabalhar para não deixar que Goiás ficasse de fora dos incentivos para o setor automotivo.
Luta difícil
Em seu discurso, o governador Ronaldo Caiado lembrou que a batalha pelos incentivos começou ainda em 2018, logo após tomar posse no cargo. Ao mesmo tempo em que o Estado buscava também, junto ao Governo Federal, equacionar a crise fiscal.
De acordo com o governador, sem os incentivos, as montadoras goianas não teriam competitividade com os seus respectivos produtos. “De largada, seria algo como 5 mil reais de diferença por veículo fabricado”, narrou Caiado.
Conforme observou, mesmo sem a garantia de inclusão, a CAOA entregou os projetos que deveria entregar, o que as indústrias de outros estados não fizeram. E, no plano político, iniciou-se uma verdadeira cruzada para fazer o convencimento de parlamentares no Congresso, de ministros de Estado e do próprio presidente Jair Bolsonaro, que fez questão de chamar o governador goiano para a chancela da lei.
Logística

Ainda em seu pronunciamento, Caiado destacou que Goiás, hoje, independente dos incentivos, tem como atrativo a sua condição logística. Ele disse que nesta segunda-feira (23), reuniu-se com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para tratar de um projeto que visa a ampliação da ferrovia Centro-Atlântica. E, amanhã (24), irá se reunir com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, para tratar da implantação, em Anápolis, do Centro de Excelência Ferroviária, um centro de tecnologia avançada neste segmento, que só tem similar nos Estados Unidos. Inclusive, Caiado adiantou que a intenção é trazer o presidente Jair Bolsonaro, no próximo mês de dezembro, para a assinatura da ordem de serviço de implantação do Centro Ferroviário e, caso haja possibilidade de agenda, também trazê-lo à CAOA, “para que ele veja a importância do ato que ele assinou”, disse. Caiado também destacou que está avançado o projeto para a duplicação da BR-153 e há também uma expectativa muito grande com a chegada das aeronaves de Caça Gripen e a incorporação do KC-390. O governador sinalizou que vai levar à Aeronáutica, uma proposta de migrar para Goiás projetos de apoio à produção aeronáutica.
“Goiás é a bola da vez”, afirmou Caiado, ao encerrar o seu discurso.




