Esta é a segunda cirurgia com estes padrões realizada em todo o Estado de Goiás,
sendo a primeira do interior do Estado. Paciente teve alta em 48 horas
A direção do Hospital Evangélico Goiano (HEG) informou nesta terça-feira (2) que foi realizada na instituição uma intervenção cardíaca inovadora pela equipe de cardiologia intervencionista da instituição.
Trata-se de um paciente com doença da válvula aórtica, que já tinha realizado duas cirurgias cardíacas (abertas) anteriormente. O procedimento inovador TAVI-Valve in Valve consistiu em realizar o implante da válvula aórtica através de um cateter pela perna. Com isso, foi restabelecido o fluxo sanguineo através da válvula.
De acordo com os especialistas responsáveis pelo procedimento, esta é a segunda cirurgia com estes padrões realizada em todo o Estado de Goiás, sendo a primeira do interior do Estado. Após ser implantada, a válvula permite restabelecer a área de passagem do fluxo de sangue do ventrículo esquerdo para a aorta.
A TAVI realizada no HEG permitiu que o procedimento fosse realizado de forma minimamente invasiva, sem a necessidade de abrir o tórax do paciente, o que reduzir drasticamente o tempo e o risco da intervenção, assim como o tempo de recuperação.
Foram responsáveis pela intervenção os cardiologistas intervencionistas Dr. Fabricio Caied e Dr.Vinicius Barbosa, com auxílio dos anestesistas Dr. Mateus da Costa Drumont e Dr. Mateus Alves Barros Rocha e do Ecocardiogtafista Dr. João Masson. O procedimento foi um sucesso e o paciente recebeu alta em 48h.