O resultado da eleição, realizada via formulário eletrônico, foi anunciado pelo ministro Alexandre de Moraes.
Após a escolha de seus sucessores, o ministro Alexandre de Moraes, atual presidente da Corte, ressaltou que a ministra Cármen Lúcia foi a primeira mulher a assumir a Presidência do TSE, em 2012, e será também a primeira a fazer pela segunda vez.
“Agradeço a confiança do Tribunal pelos votos que nos foram dados, comprometendo-nos a honrar a Constituição e as leis da República com inteira responsabilidade e absoluta dedicação ao Tribunal Superior Eleitoral”, ressaltou Cármen Lúcia, logo após o anúncio do resultado.
Ela completou dizendo que a Justiça Eleitoral brasileira continua a cumprir a sua função constitucional em benefício da democracia brasileira.
Vale ressaltar que a nova presidente será responsável pela condição das eleições municipais desse ano em todo o país.
Leia também: https://portalcontexto.com/ultima-hora-cartorios-eleitorais-de-anapolis-esperam-receber-cerca-de-500-pessoas-hoje/
A data da sessão solene de posse da presidente e do vice-presidente eleitos será divulgada posteriormente.
Perfil
Natural de Montes Claros (MG), a ministra Cármen Lúcia se formou em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e fez mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Também atuou como professora titular de Direito Constitucional da PUC-MG, como advogada e procuradora do estado mineiro.
A ministra integra o Supremo Tribunal Federal (STF) há 17 anos.
Com informações do TSE