Com foco nos usuários com deficiência visual, o cartão e o aplicativo emitirão informações em formato de áudio antes de conclusão de qualquer transação.
Começou no Brasil o teste piloto de um novo e curioso item: o Voice Card. Esse cartão de crédito tem como principal característica o fato de descrever os detalhes da transação financeira por voz.
Ou seja, ele “fala” com o dono sobre o valor e as etapas do pagamento realizado. A previsão é de um lançamento oficial em 2023.

De acordo com Thales Group, cerca de 89% dos deficientes visuais afirmam já ter sido vítimas de fraudes ou erros ao pagar pela compra de produtos e serviços (segundo pesquisa realizada em 2019 pela Handsome and Ethik Connection com 120 pessoas na França).
O cartão precisará ser emparelhado com um aplicativo para smartphone. É desse modo que a descrição da transação ocorrerá. Segundo as informações divulgadas pelas companhias, fases como valor, validação do PIN, tentativas restantes em caso de PIN incorreto e se a transação foi concluída com sucesso serão criptografas e enviadas para o telefone.
Como funcionará o Voice Card?
- Quando um cliente recebe seu novo cartão, ele o aproxima de seu telefone para emparelhar os dois dispositivos.

2. Toda vez que o cliente fizer um pagamento, um link seguro conecta o Voice Card ao telefone celular.
3. O telefone informa o valor da transação antes do cliente inserir o PIN no terminal POS para confirmar o pagamento.
4. O telefone, então, emite uma confirmação da transação por áudio.
O smartphone e o cartão de pagamento por voz da Gemalto comunicam-se um com o outro via Bluetooth.

Em detalhes:
Esta solução é compatível com todos os terminais de pagamento EMV existentes, sem necessidade de atualização de software ou hardware.
Em relação à segurança:
- O cartão e o smartphone estabelecem um emparelhamento exclusivo para garantir segurança e confidencialidade robustas.
- Se o seu cliente trocar de smartphone, ele precisará aproximar o cartão do seu novo aparelho para emparelhar os dois.
- Assim que o emparelhamento for concluído e o cliente efetuar seu primeiro pagamento, o cartão por comando de voz é associado ao novo smartphone.
A companhia afirmou que se preocupa com as questões sociais e com a construção de uma sociedade mais inclusiva, dessa forma, a Thales visa permitir o acesso de todos às soluções de pagamento.